Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2020 Online e Gratuito | Questões para Praticar | Página 2

Creado por: juanbacan

Treine com o Simulado ENEM 2020 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e aumente suas chances de aprovação e ingresso pelo SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 6

No Madonna and Child could touch
Her tenderness for a son
She soon would have to forget. . . .
The air was heavy with odors of diarrhea,
Of unwashed children with washed-out ribs
And dried-up bottoms waddling in labored steps

Behind blown-empty belliesOther mothers there
Had long ceased to care, but not this one
:
She held a ghost-smile between her teeth,
And in her eyes the memory
Of a mother’s pride. . . . She had bathed him
And rubbed him down with bare palms
.
She took from their bundle of possessions
broken comb and combed
The rust-colored hair left on his skull
And then—humming in her eyesbegan carefully to part it.
In their former life this was perhaps
A little daily act of no consequence

Before his breakfast and school; now she did it
Like putting flowers on a tiny grave.

ACHEBE, C. Collected Poems. New Yorrk: Anchor Books, 2004.

O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra civil em seu páis. Essa reflexão é construída no poema por meio da representação de uma mãe, explorando a(s):

A)

demonstração de orgulho por não precisar pedir doações.

B)

descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida.

C)

aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho.

D)

consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido.

E)

impressões sensoriais experimentadas no ambiente.

Como resolver?

Pergunta 7

A Minor Bird

I have wished a bird would fly away,
And not sing by my house all day;

Have clapped my hands at him from the door
When it seemed as if I could bear no more.
The fault must partly have been in me.
The bird was not to blame for his keys.

And of course there must be something wrong
In waiting to silence any song.

FROST, R. West-running Brook. New York: Henry Holt and Company, 1928.

No poema de Robert Frost, as palavras faultblame revelam por parte do eu lírico uma

A)

culpa por não poder cuidar do pássaro.

B)

atitude errada por querer matar o pássaro.

C)

necessidade de entender o silêncio do pássaro.

D)

sensibilização com relação à natureza do pássaro.

E)

irritação quanto à persistência do canto do pássaro.

Como resolver?

Pergunta 8

Oye, Pito, ésta es: la vida bruta de un boy
mis tierras eran
nuevo méxico, colorado,
california, arizona, tejas,
y muchos otros senderos,
aún cuando la luz existía
sonrientemente
en las palabras
de mis antepasados…
era entonces hombre,
maduro y sencillo
como los cerros y los peñascos,
y mi cultura era el atole,
el chaquehue, y los buenos días;
mi idioma cantaba
versículos
por los cañones
de tierra roja
y tierra amarilla…
Hoy sí, hoy ya no soy
mejicano ni hispano
ni tampoco americano,
pero soy — y bien lo siento ser —
una sombra del pasado
y un esfuerzo
hacia el futuro…

SÁNCHEZ. R. Disponível em: www.materialdelectura.unam.mx. Acesso em: 4 dez. 2017.

Ao abordar a expropriação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos, o eu lírico do poema revela um(a)

A)

rejeição da língua utilizada por seus antepassados.

B)

desejo de pertencimento ao espaço estadunidense.

C)

certeza de manutenção de suas tradições.

D)

reivindicação de um mundo unificado.

E)

sentimento de conflito de identidades.

Como resolver?

Pergunta 9

Finally, Aisha finished with her customer and asked what colour Ifemelu wanted for her hair attachments.
“Colour four.”
“Not good colour,” Aisha said promptly.
“That’s what I use.”
“It look dirty. You don’t want colour one?”
“Colour one is too black, it looks fake,” Ifemelu said, loosening her headwrap. “Sometimes I use colour two, but colour four is closest to my natural colour.”
Aisha shrugged, a haughty shrug, as though it was not her problem if her customer did not have good taste. She reached into a cupboard, brought out two packets of attachments, checked to make sure they
were both the same colour.
She touched Ifemelu’s hair. “Why you don’t have relaxer?”
“I like my hair the way God made it.”
“But how you comb it? Hard to comb,” Aisha said.
Ifemelu had brought her own comb. She gently combed her hair, dense, soft and tightly coiled, until it framed her head like a halo. “It’s not hard to comb if you moisturize it properly,” she said, slipping into the coaxing tone of the proselytizer that she used whenever she was trying to convince other black women about the merits of wearing their hair natural. Aisha snorted; she clearly could not understand why anybody would choose to suffer through combing natural hair, instead of simply relaxing it. She sectioned out Ifemelu’s hair, plucked a little attachment from the pile on the table and began deftly to twist.

ADICHIE, C. Americanah: A novel. New York: Archor Books, 2013.

A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu. O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que

A)

reforçam um padrão de beleza.

B)

retratam um conflito de gerações.

C)

revelam uma atitude de resistência.

D)

demonstram uma postura de imaturidade.

E)

evidenciam uma mudança de comportamento.

Como resolver?

Pergunta 10

Poco después apareció en casa de Elisenda Morales,
arrastrando su cansancio y las contrariedades de un largo
día que habla dejado su ánimo en ruínas. A pesar de todo,
supo resistirlo, y cuando ella le ofreció una copa de
mistela, abandonó su asiento para ir hasta la tienda en
busca de algo más estimulante.
Allí, en el corredor dela casa, en taburetes separados,
recibieron los primeros cálidos soplos de la noche. Con su
habitual entereza, Elisenda entró a conectar la luz de la
sala, sofocando parte de su reflejo, mientras comentaba
que así estarían mejor. Al menos, pensó el tio Camarillo,
no habia sacado la lámpara como otras veces, ni le había
entregado alguno de sus álbumes, y parecía en cambio
decidida a mantener en ascuas al vecindario. Aquélla fue
la primera vez que en mucho tiempo dejaron de lado el
tema de las rentas, para entrar con pies de plomo en el
espinoso terreno de las confidencias.

SÁNCHEZ, H. El héroe de la familia. Bogotá. Tercer Mundo, 1988.

No texto, no qual é narrada a visita à casa de uma personagem, a expressão “entrar con pies de plomo” é utilizada para se referir ao(à)

A)

determinação para conduzir discussões pessoais.

B)

insensibilidade para lidar com temas do passado.

C)

discrição para administrar questões financeiras.

D)

disposição para resolver problemas familiares.

E)

cuidado para tratar de assuntos íntimos.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.