Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2024 – Teste Seus Conhecimentos Agora | Página 12

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM 2024 com nosso simulador gratuito. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e melhore suas chances na prova. Acesse e treine online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 56

A valsa vienense é a mais antiga das danças de salão tradicional. É dançada desde a Idade Média, quando os pares davam voltas pelo salão realizando giros em
torno de si mesmos em postura fechada. Pelo fato de ser dançada aos pares em contato íntimo, a valsa encantava a sociedade medieval, como também sofria proibições por infringir os “bons costumes”. Originária das danças campestres e folclóricas, no século XVI, a aristocracia francesa abandonou a valsa por sua estreita relação com a cultura plebeia, retomando-a posteriormente.

FRANCO, N.; FERREIRA, N. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, n. 26, 2016 (adaptado).

A expressão cultural descrita no texto foi rejeitada no início da Idade Moderna por congregar

A)

traços advindos da feitiçaria nórdica.

B)

práticas inspiradas em rituais pagãos.

C)

regras decorrentes do período renascentista.

D)

compassos produzidos em territórios colonizados.

E)

elementos provenientes de segmentos populares.

Como resolver?

Pergunta 57

O Black Lives Matter vai para além do nacionalismo estreito que pode prevalecer no seio das comunidades
negras, que se limita a apelar aos negros a amar os negros, viver como os negros e comprar produtos dos negros, e mantém à frente do movimento homens negros heterossexuais. Black Lives Matter estima as vidas dos negros e negras homossexuais e transexuais, pessoas incapacitadas, negros sem documentos ou com antecedentes criminais, mulheres e as vidas de todos os negros de todo o espectro de gêneros.

LA BOTZ, D. O movimento Black Lives Matter organiza-se e procura
definir-se politicamente. Disponível em: www.ufes.br.
Acesso em: 4 out. 2021 (adaptado).

A reivindicação do movimento norte-americano apresentada no texto consiste na necessidade de

A)

manter a conquista de direitos sociais.

B)

integrar a diversidade do grupo identitário.

C)

priorizar a preservação de culturas africanas

D)

defender a adoção de valores supremacistas.

E)

permitir a permanência do modelo androcêntrico.

Como resolver?

Pergunta 58

Diferenças entre inundação gradual e brusca

Banco de preguntas

TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais:
conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009 (adaptado).

A desproporção de velocidade e tempo de duração nos tipos de inundação destacados é condicionada pela

A)

variabilidade solar anual.

B)

temperatura média mensal.

C)

declividade do relevo local.

D)

dinâmica tectônica regional.

E)

gradação da turbidez fluvial.

Como resolver?

Pergunta 59

Os grupos dominantes são beneficiados em termos de credibilidade e podem, com isso, controlar falas de membros de outros grupos, descredibilizando seus testemunhos com base em concepções compartilhadas de preconceito de identidade (gênero e raça). Algumas formas de preconceito tornam as declarações das pessoas menos importantes devido ao seu pertencimento a determinado grupo social. Assim, um falante recebe menos credibilidade devido ao preconceito do ouvinte.

KUHNEN, T. Resenha de The Power and Ethics of Knowing,
de Miranda Fricker. Revista Princípios, n. 33, 2013.

Com base na reflexão suscitada no texto, o preconceito de identidade é responsável por um tipo de injustiça

A)

estética, que normatiza os padrões corporais.

B)

sensorial, que privilegia as habilidades visuais.

C)

afetiva, que impede as expressões emocionais.

D)

epistêmica, que prejudica as trocas informacionais

E)

econômica, que perpetua as desigualdades materiais.

Como resolver?

Pergunta 60

A alma funciona no meu corpo de maneira maravilhosa. Nele se aloja, certamente, mas sabe bem dele escapar: escapa para ver as coisas através da janela dos meus olhos, escapa para sonhar quando durmo, para sobreviver quando morro. Minha alma durará muito tempo e mais que muito tempo, quando meu corpo vier a apodrecer. Viva minha alma! É meu corpo luminoso, purificado, virtuoso, ágil, móvel, tépido, viçoso; é meu corpo liso, castrado, arredondado como uma bolha de sabão.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias.
São Paulo: Edições N-1, 2013.

Esse texto reforça uma concepção metafísica clássica que remete a um(a)

A)

pressuposto lógico.

B)

pensamento dicotômico.

C)

contemplação da natureza.

D)

raciocínio argumentativo.

E)

crítica à individualidade

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.