Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 23

Creado por: juanbacan

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Pergunta 111

Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet e a pirataria são inseparáveis”, diz o diretor do instituto de pesquisas americano Social Science Research Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido descrito como pirataria, mas é inerente à tecnologia”, afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais. Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog, Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.

BARRETO, J.; MORAES, M. A internet existe sem pirataria?
Veja, n. 2 308, 13 fev. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o impacto causado pela internet propicia a

A)

banalização da pirataria na rede.

B)

adoção de medidas favoráveis aos editores.

C)

implementação de leis contra crimes eletrônicos.

D)

reavaliação do conceito de propriedade intelectual.

E)

ampliação do acesso a obras de autores reconhecidos.

Como resolver?

Pergunta 112

Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. […] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. […] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa […]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro […]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis […].

NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).

Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas
provocam na família e mostra um contexto em que

A)

a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal.

B)

as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.

C)

a refeição é o que determina a agregação familiar

D)

os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.

E)

o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder

Como resolver?

Pergunta 113

Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.

Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.

Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.

VILLELA, M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGVRAE, 2011 (adaptado)

A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para

A)

apresentar informações e comentários sobre o livro.

B)

noticiar as descobertas científicas oriundas da pesquisa.

C)

defender as práticas sustentáveis de manejo da madeira.

D)

ensinar formas de combate à exploração ilegal de madeira.

E)

demonstrar a importância de parcerias para a realização da pesquisa.

Como resolver?

Pergunta 114

Banco de preguntas

Disponível em: www.paradapelavida.com.br. Acesso em: 15 nov. 2014.

Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não verbais configura-se como estratégia argumentativa para

A)

manifestar a preocupação do governo com a segurança dos pedestres.

B)

associar a utilização do celular às ocorrências de atropelamento de crianças.

C)

orientar pedestres e motoristas quanto à utilização responsável do telefone móvel.

D)

influenciar o comportamento de motoristas em relação ao uso de celular no trânsito.

E)

alertar a população para os riscos da falta de atenção no trânsito das grandes cidades.

Como resolver?

Pergunta 115

Pérolas absolutas

Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível. Qualquer coisa imiscuiu-se pela fissura, uma partícula qualquer, diminuta e invisível. Venceu as paredes lacradas, que se fecham como a boca que tem medo de deixar escapar um segredo. Venceu. E agora penetra o núcleo da ostra, contaminando-lhe a própria substância. A ostra reage, imediatamente. E começa a secretar o nácar. É um mecanismo de defesa, uma tentativa de purificação contra a partícula invasora. Com uma paciência de fundo de mar, a ostra profanada continua seu trabalho incansável, secretando por anos a fio o nácar que aos poucos se vai solidificando. É dessa solidificação que nascem as pérolas.

As pérolas são, assim, o resultado de uma contaminação. A arte por vezes também. A arte é quase sempre a transformação da dor. […] Escrever é preciso. É preciso continuar secretando o nácar, formar a pérola que talvez seja imperfeita, que talvez jamais seja encontrada e viva para sempre encerrada no fundo do mar. Talvez estas, as pérolas esquecidas, jamais achadas, as pérolas intocadas e por isso absolutas em si mesmas, guardem em si uma parcela faiscante da eternidade.

SEIXAS, H. Uma ilha chamada livro. Rio de Janeiro: Record, 2009 (fragmento).

Considerando os aspectos estéticos e semânticos presentes no texto, a imagem da pérola configura uma percepção que

A)

reforça o valor do sofrimento e do esquecimento para o processo criativo.

B)

ilustra o conflito entre a procura do novo e a rejeição ao elemento exótico.

C)

concebe a criação literária como trabalho progressivo e de autoconhecimento.

D)

expressa a ideia de atividade poética como experiência anônima e involuntária.

E)

destaca o efeito introspectivo gerado pelo contato com o inusitado e com o desconhecido.

Como resolver?

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