Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2021 Online e Gratuito | Estude com Questões Reais | Página 21

Creado por: juanbacan

Treine com o Simulado ENEM 2021 online e gratuito. Resolva questões no formato oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude de forma prática e aumente suas chances de aprovação no ENEM e ingresso pelo SISU.
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Você também pode:

Pergunta 101

A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir

Banco de preguntas

Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.

 

Qual mutação produzirá a menor proteína?

A)

Deleção de G no códon 3.

B)

Substituição de C por U no códon 4.

C)

Substituição de G por C no códon 6.

D)

Substituição de A por G no códon 7.

E)

Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.

Como resolver?

Pergunta 102

A simples atitude de não jogar direto no lixo ou no ralo da pia o óleo de cozinha usado pode contribuir para a redução da poluição ambiental. Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? Não existe um modelo ideal de descarte, mas uma alternativa simples tem sido reaproveitá-lo para fazer sabão. Para isso, são necessários, além do próprio óleo, água e soda cáustica.

LOBO, I. Sabão feito com óleo de cozinha. Disponível em: http://pga.pgr.mpf.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

Com base no texto, a reação química que permite o reaproveitamento do óleo vegetal é denominada

A)

redução.

B)

epoxidação.

C)

substituição.

D)

esterificação.

E)

saponificação.

Como resolver?

Pergunta 103

Durante o desenvolvimento embrionário humano ocorre uma comunicação entre os átrios direito e esquerdo através do forame oval (ou forame de Botal). Essa comunicação não causa prejuízos à circulação do bebê em formação, exceto se ela perdurar após o nascimento.

Os prejuízos no período embrionário são evitados porque a circulação fetal se assemelha à dos (as)

A)

aves, porque a pequena circulação e a grande circulação estão presentes.

B)

répteis, porque a mistura de sangue é minimizada por um metabolismo lento.

C)

crocodilianos, porque a separação dos ventrículos impede a mistura sanguínea.

D)

peixes, porque a circulação é simples, ocorrendo uma passagem única pelo coração.

E)

anfíbios, porque pressões diferenciais isolam temporalmente o sangue venoso do arterial.

Como resolver?

Pergunta 104

Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical, que transfere para ela energia térmica absorvidas das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno.

No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo,  há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e ilha de calor, e entre a ilha de calor e a brisa marítima.

 

VIVEIROS, M. Ilhas de calor afastam chuvas de represas.

Disponível em: www2.feis.unesp.br. Acesso em: 3 de dez. 2019 (adaptado).

Banco de preguntas

Esses mecanismos são, respectivamente,

A)

irradiação e convecção.

B)

irradiação e irradiação.

C)

condução e irradiação.

D)

convecção e irradiação.

E)

convecção e convecção.

Como resolver?

Pergunta 105

No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

Após, uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.

Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.

 

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)

A)

peso dos corpos.

B)

resistência do ar.

C)

massa dos corpos.

D)

densidade dos corpos.

E)

aceleração da gravidade.

Como resolver?

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