Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2021 Online e Gratuito | Estude com Questões Reais | Página 10

Creado por: juanbacan

Treine com o Simulado ENEM 2021 online e gratuito. Resolva questões no formato oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude de forma prática e aumente suas chances de aprovação no ENEM e ingresso pelo SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 46

O pavão vermelho

Ora, a alegria, este pavão vermelho,
está morando em meu quintal agora,
Vem pousar como um sol em meu joelho
quando é estridente em meu quintal a aurora.

Clarim de lacre, este pavão vermelho
sobrepuja os pavões que estão lá fora.
É uma festa de púrpura. E o assemelho
a uma chama do lábaro da aurora.

É o próprio doge a se mirar no espelho.
E a cor vermelha chega a ser sonora
neste pavão pomposo e de chavelho.

Pavões lilases possui outrora.
Depois que amei este pavão vermelho,
os meus outros pavões foram-se embora.

COSTA, S. Poesia completa: Sosígenes Costa. Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 2001.

Na construção do soneto, as cores representam um recurso poético que configura uma imagem com a qual o eu lírico

A)

revela a intenção de isolar-se em seu espaço.

B)

simboliza a beleza e o esplendor da natureza.

C)

experimenta a fusão de percepções sensoriais.

D)

metaforiza a conquista de sua plena realização.

E)

expressa uma visão de mundo mística e espiritualizada.

Como resolver?

Pergunta 47

Banco de preguntas

A obra, da década de 1960, pertence ao movimento artístico Pop Art, explora a beleza e a sensualidade do corpo feminino em uma situação de divertimento. Historicamente, a sociedade inventou e continua reinventando o corpo como objeto de intervenções sociais, buscando atender aos valores e costumes de cada época.

LICHTENSTEIN, R. Garota com bola. Óleo sobre tela, 153 cm x 91,9 cm. Museu de Arte Moderna de nova York, 1961. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 4 dez. 2018.

Na produção desses preceitos, a erotização do corpo feminino tem sido constituída pela

A)

realização de exercícios físicos sistemáticos e excessivos.

B)

utilização de medicamentos e produtos estéticos.

C)

educação do gesto, da vontade e do comportamento.

D)

construção de espaços para vivência de práticas corporais.

E)

promoção de novas experiências de movimento humano no lazer.

Como resolver?

Pergunta 48

Banco de preguntas

D’SALETE, M. Cumbe. São Paulo: Veneta. 2016, p. 10-11 (adaptado).

A sequência dos quadrinhos conjuga lirismo e violência ao

A)

sugerir a impossibilidade de manutenção dos afetos.

B)

revelar os corpos marcados pela brutalidade colonial.

C)

representar o abatimento diante da desumanidade vivida.

D)

acentuar a resistência identitária dos povos escravizados.

E)

expor os sujeitos alijados de sua ancestralidade pelo exílio.

Como resolver?

Pergunta 49

Naquele tempo, Itaguaí, que, como as demais vilas, arraiais e povoações da colônia, não dispunha de imprensa, tinha dois modos de divulgar uma notícia; ou por meio de cartazes manuscritos e pregados na porta da Câmara, e da matriz; – ou por meio de matraca.
Eis em que consistia este segundo uso. Contratava-se um home, por um ou mais dias, para andar as ruas do povoado, com uma matraca na mão. De quando em quando tocava a matraca, reunia-se gente, e ele anunciava o que lhe incumbiam, – um remédio para sezões, umas terras lavradias, um soneto, um donativo eclesiástico, a melhor tesoura da vila, o mais belo discurso do ano, etc. O sistema tinha inconvenientes para a paz pública; mas era conservado pela grande energia de divulgação que possuía. Por exemplo, um dos vereadores desfrutava a reputação de perfeito educador de cobras e macacos, e aliás nunca domesticara um só desses bichos; mas tinha o cuidado de fazer trabalhar a matraca todos os meses. E dizem as crônicas que algumas pessoas afirmavam ter visto cascavéis dançando no peito do vereador; afirmação perfeitamente falsa, mas só devida à absoluta confiança no sistema. Verdade, verdade, nem todas as instituições do antigo regímen mereciam o desprezo do nosso século.

ASSIS, M. O alienista. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br.
Acesso em 2 jun. 2019 (adaptado).

O fragmento faz uma referência irônica a formas de divulgação e circulação de informações em uma localidade sem imprensa. Ao destacar a confiança da população no sistema da matraca, o narrador associa esse recurso à disseminação de

A)

campanhas políticas.

B)

anúncios publicitários.

C)

notícias de apelo popular.

D)

informações não fidedignas.

E)

serviços de utilidade pública.

Como resolver?

Pergunta 50

No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu, Abel Ferreira, faria 100 anos, o choro dá mostras de vivacidade. É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais, a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada. “Ele trazia a alma brasileira derramada em sua sonoridade ímpar. Artur da Távola, seguramente seu maior admirador, foi quem melhor o definiu, ‘alma sertaneja, toque mozarteano'”.  O acervo do músico autodidata nascido na mineira Coromandel, autor de 50 músicas, entre as quais Chorando baixinho (1942), que o consagrou, amigo e parceiro de Pixinguinha, com quem gravou Ingênuo (1958), permanece com os herdeiros à espera de compilação adequada. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a guarda do saz e do clarinete, doados em 1995.
Na avaliação de Leonor Bianchi, editora da Revista do Choro, “a música instrumental fica apartada do que é popular porque não vai à sala de concerto. O público em geral tem interesse em samba, pagode e axé”. Ela atribui essa situação à falta de conhecimento e à pouca divulgação do gênero nas escolas.

FERRAZ, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015 (adaptado).

Considerando-se o contexto, o gênero e o público-alvo, os argumentos trazidos pela autora do texto buscam

A)

atribuir o desconhecimento da obra de Aberl Ferreira ao ensino de música nas escolas.

B)

reivindicar mais investimentos estatais para a preservação do acervo musical nacional.

C)

destacar a relevância histórica e a riqueza estética do choro no cenário musical brasileiro

D)

apresentar ao leitor dados biográficos pouco conhecidos sobre a trajetória de Abel Ferreira.

E)

constatar a impopularidade do choro diante da preferência do público por músicas populares.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.