Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Matemática e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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Uma rede de hamburgueria tem três franquias em cidades distintas. Visando incluir um novo tipo de lanche no cardápio, o gerente de marketing da rede sugeriu que fossem colocados à venda cinco novos tipos de lanche, em edições especiais. Os lanches foram oferecidos pelo mesmo período de tempo em todos os franqueados. O tipo que apresentasse a maior média por franquia seria incluído definitivamente no cardápio. Terminado o período de experiência, a gerência recebeu um relatório descrevendo as quantidades vendidas, em unidade, de cada um dos cinco tipos de lanche nas três franquias.
Lanche I | Lanche II | Lanche III | Lanche IV | Lanche V | |
---|---|---|---|---|---|
Franquia I | 415 | 395 | 425 | 430 | 435 |
Franquia II | 415 | 445 | 370 | 370 | 425 |
Franquia III | 415 | 390 | 425 | 433 | 420 |
Com base nessas informações, a gerência decidiu incluir no cardápio o lanche de tipo:
I
II
III
IV
V
O slogan “Se beber não dirija”, muito utilizado em campanhas publicitárias no Brasil, chama a atenção para o grave problema da ingestão de bebida alcoólica por motoristas e suas consequências para o trânsito. A gravidade desse problema pode ser percebida observando como o assunto é tratado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Em 2013, a quantidade máxima de álcool permitida no sangue do condutor de um veículo, que já era pequena, foi reduzida, e o valor da multa para motoristas alcoolizados foi aumentado. Em consequência dessas mudanças, observou-se queda no número de acidentes registrados em uma suposta rodovia nos anos seguintes às mudanças implantadas em 2013, conforme dados no quadro:
Ano | 2013 | 2014 | 2015 |
---|---|---|---|
Número total de acidentes | 1.050 | 900 | 850 |
Suponha que a tendência de redução no número de acidentes nessa rodovia para os anos subsequentes seja igual à redução absoluta observada de 2014 para 2015.
Com base na situação apresentada, o número de acidentes esperados nessa rodovia em 2018 foi de:
150
450
550
700
800
A receita R de uma empresa ao final de um mês é o dinheiro captado com a venda de mercadorias ou com a prestação de serviços nesse mês, e a despesa D é todo o dinheiro utilizado para pagamento de salários, contas de água e luz, impostos, entre outros. O lucro mensal obtido ao final do mês é a diferença entre a receita e a despesa registradas no mês. O gráfico apresenta as receitas e despesas, em milhão de real, de uma empresa ao final dos cinco primeiros meses de um dado ano.
A previsão para os próximos meses é que o lucro mensal não seja inferior ao maior lucro obtido até o mês de maio. Nessas condições, o lucro mensal para os próximos meses deve ser maior ou igual ao do mês de
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Um curso é oferecido aos fins de semana em três cidades de um mesmo estado. Alunos matriculados nesse curso são moradores de cidades diferentes. Eles se deslocam para uma das três cidades onde o curso é oferecido ao sábado pela manhã, permanecem nessa cidade para participar das atividades no domingo e retornam às suas casas no domingo à noite. As despesas com alimentação e hospedagem são custeadas pela coordenação do curso. A tabela mostra essas despesas, por fim de semana, registradas no ano passado.
Cidade | Alimentação (R$) | Hospedagem (R$) |
---|---|---|
A | 1.400 | 1.800 |
B | 800 | 2.000 |
C | 1.500 | 3.500 |
Para planejar as despesas para o próximo ano, a coordenação precisa levar em conta um aumento de:
O aumento no orçamento das despesas com alimentação e hospedagem, por fim de semana do curso para este ano, em porcentagem, em relação às do ano anterior, é melhor aproximado por:
4,6
13,3
21,8
23,9
38,6
Em uma campanha promocional de uma loja, um cliente gira uma roleta, conforme a apresentada no esquema, almejando obter um desconto sobre o valor total de sua compra. O resultado é o que está marcado na região apontada pela seta, sendo que todas as regiões são congruentes. Além disso, um dispositivo impede que a seta venha a apontar exatamente para a linha de fronteira entre duas regiões adjacentes. Um cliente realiza uma compra e gira a roleta, torcendo para obter o desconto máximo.
A probabilidade, em porcentagem, de esse cliente ganhar o desconto máximo com um único giro da roleta é melhor aproximada por
8,3
10
12,5
16,6
50