Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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Um artista concretista brasileiro cria um poema visual utilizando apenas a palavra 'LUXO' repetida várias vezes, mas em uma das repetições, ele a escreve como 'LIXO'. A proximidade visual e sonora entre as duas palavras é usada para criar uma:
Crítica à sociedade de consumo e à efemeridade dos bens materiais.
Confusão visual sem propósito, dificultando a leitura do poema.
Homenagem à indústria da moda e aos produtos de alto padrão.
Instrução de como separar corretamente o lixo orgânico do reciclável.
Na passagem 'Aquele político tem um discurso que é pura música para os ouvidos do eleitor', a palavra 'música' é empregada em sentido conotativo. O que o autor quer dizer é que o discurso do político é:
Técnico, cheio de termos complexos.
Cantado, seguindo uma melodia específica.
Agradável, harmonioso e persuasivo.
Alto, barulhento e incompreensível.
Uma peça teatral se passa inteiramente em um único cenário: o elevador de um prédio. Os personagens entram e saem, e os conflitos se desenvolvem nesse espaço restrito. A escolha desse cenário limitado (unidade de espaço) serve para:
Mostrar a riqueza e a diversidade de paisagens da cidade.
Facilitar a compreensão da passagem do tempo ao longo de vários anos.
Intensificar a tensão dramática e explorar as relações entre os personagens.
Permitir que os atores tenham mais liberdade de movimento no palco.
Na frase 'O atleta comeu o prato todo', a palavra 'prato' está sendo usada em um sentido que caracteriza uma metonímia. A relação estabelecida é de:
O autor pela obra.
O continente pelo conteúdo.
O efeito pela causa.
A parte pelo todo.
As 'fanfics' (do inglês, fan fiction) são histórias criadas por fãs que utilizam personagens e universos de obras já existentes (filmes, livros, séries). Essa prática, muito difundida na internet, demonstra um tipo de consumo cultural que é:
Comercial, pois os autores de fanfics sempre lucram com suas histórias.
Passivo e acrítico, aceitando a obra original sem questionamentos.
Ativo e produtivo, em que o fã se torna também um criador de conteúdo.
Restrito, pois apenas os autores originais podem ler e comentar as fanfics.