Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 225

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1121

First Footing

One of the major Hogmanay customs was ‘’first-footing’’. Shortly after ‘’the bells’’ – the stroke of midnight when public clocks would chime to signal the start of the new year —, neighbours would visit one another’s houses to wish each other a good new year. This visiting was known as ‘’first-footing’’, and the luckiest first-foot into any  house was a tall, dark and handsome man — perhaps as a reward to the woman who traditionally had spent the previous day scrubbing her house (another Hogmanay ritual). Women or red heads, however, were always considered bad luck as first-foots.

First-foots brought symbolic gifts to ‘’handsel’’ the house: coal for the fire, to ensure that house would be warm and safe, and shortbread or black bun (a type of fruit cake) to symbolise that the household would never go hungry that year.

First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!

Disponível em: www.visitscotland.com. Acesso em: 23 nov. 2011.

A partir da leitura do texto sobre a comemoração do ano-novo na Escócia, observa-se que, com o tempo, aspectos da cultura de um povo podem ser

A)  

passados para outros povos.

B)  

substituídos por outras práticas.

C)  

reforçados pelas novas gerações.

D)  

valorizados pelas tradições locais.

E)  

representados por festas populares.

Como resolver?

Pergunta 1122

Horse or cow Prior to taking retirement and selling off his land, a farmer needed to get rid of all the animals he owned, so he decided to call on every house in his village. At houses where the man was the boss, he gave a horse; at houses where the woman was the boss, he gave a dairy cow.

Approaching one cottage, he saw a couple gardening and called out, ‘Who’s the boss around here?’

‘I am,’ said the man.

The farmer said: ‘I have a black horse and a brown horse. Which one would you like?’

The man thought for a minute and said, ‘The black one.’

‘No, no, get the brown one,’ said his wife.

The farmer said, ‘Here’s your cow.’

TIBBALLS, G. The book of senior jokes. Great Britain: Michael O’Mara, 2009 (adaptado)

O texto relata o caso de um fazendeiro prestes a se aposentar e vender sua fazenda. O aspecto cômico desse texto provém da

A)  

constatação pelo fazendeiro da razão de sua aposentadoria.

B)  

opinião dos vizinhos referente à forma de se livrar dos animais.

C)  

percepção do fazendeiro quanto à relação de poder entre o casal.

D)  

agressividade da esposa relacionada a um questionamento inocente.

E)  

indecisão dos cônjuges quanto à melhor escolha a ser feita no momento.

Como resolver?

Pergunta 1123

Las lenguas existen para comunicarse y para mantener la diversidad cultural de las sociedades. Perder una lengua es perder parte del patrimonio cultural de los pueblos, de ahí que un proyecto de colaboración on-line se haya puesto como meta la protección de la diversidad lingüística mundial. Según los expertos, en 2100 solo se hablará la mitad de las lenguas que siguen vivas en la actualidad, de ahí la importancia de esta iniciativa. En el mundo existen más de 3 000 idiomas en peligro de extinción, pero la tecnología puede impulsar su utilización y conservación. Gracias a la digitalización de documentos, grabación de vídeos y audio en alta calidad, y a la capacidad de compartirlos con el resto del mundo se espera que muchas lenguas que solo hablan o escriben unas miles de personas no caigan en el olvido y estén avocadas a la desaparición. Es el caso de la ya extinguida lengua Miami-Illinois, que hablaban comunidades de indios americanos en el actual Medio Oeste de Estados Unidos y cuyos últimos parlantes murieron en la década de los 1960. Años más tarde un ciudadano de la tribu Miami de Oklahoma aprendió la lengua a través de manuscritos y ahora trata de revitalizar el idioma a base de archivos de audio, relatos. Se trata de solo un ejemplo, pero puede servir como muestra de otros muchos trabajos y del uso de la tecnología y la red con fines lingüistícas.

Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

Mais que uma forma de comunicação, o idioma de um povo é a marca de sua cultura. Nesse sentido, o texto informa sobre o(a)

A)  

uso da tecnologia como ferramenta para a conservação de línguas em vias de extinção.

B)  

importância da valorização da língua oral para a conservação da cultura de um povo.

C)  

forma como a língua Miami-Illinois sobreviveu à ameaça de extinção.

D)  

evolução natural das línguas, suas adaptações e seu possível desaparecimento.

E)  

tendência à substituição dos meios de comunicação tradicionais por ferramentas digitais.

Como resolver?

Pergunta 1124

Disponível em: http://blog.planalto.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012

Anúncios publicitários geralmente fazem uso de elementos verbais e não verbais. Nessa peça publicitária, a imagem, que simula um manual, e o texto verbal, que faz uso de uma variedade de língua específica, combinados, pretendem

A)  

fazer a gradação de comportamentos e de atitudes em termos da gravidade de efeitos da bebida alcoólica.

B)  

aconselhar o leitor da peça publicitária a não “pegar” a namorada do amigo para o “bicho não pegar”.

C)  

promover a mudança de comportamento dos jovens em relação ao consumo do álcool e à direção.

D)  

demonstrar que a viagem de ônibus ou de táxi é mais segura, independentemente do consumo de álcool.

E)  

incentivar a prática da carona em carros de motoristas do sexo feminino.

Como resolver?

Pergunta 1125

Essa propaganda visa convencer as mães de que o canal de televisão é adequado aos seus filhos. Para tanto, o locutor dirige-se ao interlocutor por meio de estratégias argumentativas de

A)  

manipulação, ao detalhar os programas infantis que compõem a grade da emissora

B)  

persuasão, ao evidenciar as características da programação dirigida ao público infantil.

C)  

intimidação, ao dirigir-se diretamente às mães para chamá-las à reflexão.

D)  

comoção, ao tranquilizar as mães sobre a qualidade dos programas da emissora.

E)  

comparação, ao elencar os serviços oferecidos por outras emissoras ao público infantil.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.