Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 221

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1101

Famigerado

Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado… faz-me-gerado… falmisgeraldo… familhas-gerado…?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988

A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

A)  

o narrador se cala, pensa e monologa, tentando assim evitar a perigosa pergunta de seu interlocutor.

B)  

o sertanejo emprega um discurso cifrado, com enigmas, como se vê em “a conversa era para teias de aranhas".

C)  

entre os dois homens cria-se uma comunicação impossível, decorrente de suas diferenças socioculturais.

D)  

a fala do sertanejo é interrompida pelo gesto de impaciência do narrador, decidido a mudar o assunto da conversa.

E)  

a palavra desconhecida adquire o poder de gerar conflito e separar as personagens em planos incomunicáveis.

Como resolver?

Pergunta 1102

Síntese entre erudito e popular

Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

A)  

do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.

B)  

do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.

C)  

da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.

D)  

da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.

E)  

da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.

Como resolver?

Pergunta 1103

Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

Esse infográfico resume as conclusões de diversas pesquisas científicas sobre a adolescência. Tais conclusões.

A)  

desconstroem os estereótipos a respeito dos adolescentes.

B)  

estabelecem novos limites de duração para essa fase da vida.

C)  

reiteram a ideia da adolescência como um período conturbado.

D)  

confirmam a proximidade entre os universos adolescente e adulto.

E)  

apontam a insegurança como uma característica típica dos adolescentes.

Como resolver?

Pergunta 1104

Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto – uma beleza imaterial – e o baixo – uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia – nem mulata ou negra – poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa “monarquia tropical”?

OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

A)  

incorporação de grandes correntes teóricas de uma época, conferindo legitimidade ao trabalho do artista.

B)  

atemporalidade do tema abordado pelo artista, garantindo perenidade ao objeto de arte então elaborado.

C)  

inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

D)  

inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

E)  

assimilação de técnicas e recursos já utilizados por movimentos anteriores que trataram da temática.

Como resolver?

Pergunta 1105

Esse texto trata de uma campanha sobre o trânsito e visa a orientação dos motociclistas quanto ao(à)

A)  

intolerância com a morosidade do tráfego.

B)  

desconhecimento da legislação.

C)  

crescente número de motocicletas.

D)  

manutenção preventiva do veículo.

E)  

cuidado com a própria segurança.

Como resolver?

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