Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 197

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 981

TEXTO II
Speto
Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa

Revista Zupi, n. 19, 2010

O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos

A)  

na influência da expressão abstrata.

B)  

na representação de lendas nacionais.

C)  

na inspiração das composições musicais.

D)  

nos traços marcados pela xilogravura nordestina.

E)  

nos usos característicos de grafismos dos skates.

Como resolver?

Pergunta 982

Fim de semana no parque
Olha o meu povo nas favelas e vai perceber
Daqui eu vejo uma caranga do ano
Toda equipada e o tiozinho guiando
Com seus filhos ao lado estão indo ao parque
Eufóricos brinquedos eletrônicos
Automaticamente eu imagino
A molecada lá da área como é que tá
Provavelmente correndo pra lá e pra cá
Jogando bola descalços nas ruas de terra
É, brincam do jeito que dá
[…]
Olha só aquele clube, que da hora
Olha aquela quadra, olha aquele campo, olha
Olha quanta gente
Tem sorveteria, cinema, piscina quente

[…]
Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo
Pra molecada frequentar nenhum incentivo
O investimento no lazer é muito escasso
O centro comunitário é um fracasso

RACIONAIS MCs. Racionais MCs. São Paulo: Zimbabwue, 1994 (fragmento)

A letra da canção apresenta uma realidade social quanto à distribuição distinta dos espaços de lazer que

A)  

retrata a ausência de opções de lazer para a população de baixa renda, por falta de espaço adequado.

B)  

ressalta a irrelevância das opções de lazer para diferentes classes sociais, que o acessam à sua maneira.

C)  

expressa o desinteresse das classes sociais menos favorecidas economicamente pelas atividades de lazer.

D)  

implica condições desiguais de acesso ao lazer, pela falta de infraestrutura e investimentos em equipamentos.

E)  

aponta para o predomínio do lazer contemplativo, nas classes favorecidas economicamente; e do prático, nas menos favorecidas.

Como resolver?

Pergunta 983

L.J.C.
– 5 tiros?
– É.
– Brincando de pegador?
– É. O PM pensou que…
– Hoje?
– Cedinho.

COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar

A)  

uma fala hesitante.

B)  

uma informação implícita.

C)  

uma situação incoerente.

D)  

a eliminação de uma ideia.

E)  

a interrupção de uma ação.

Como resolver?

Pergunta 984

Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).

Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa

A)  

justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.

B)  

incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.

C)  

seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.

D)  

promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.

E)  

construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.

Como resolver?

Pergunta 985

A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio. Se o criador optou por permanecer em sua querência – Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e Venezuela. Tem que ter mulata, seu samba maior, é coisa de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina, falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que categoria! Uma batida de violão que fez história. O tango transmudado em samba.

RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro.
Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).

O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se como recurso argumentativo o(a)

A)  

contraste entre o local de nascimento e a escolha pelo gênero samba.

B)  

exemplo de temáticas gaúchas abordadas nas letras de sambas.

C)  

alusão a gêneros musicais brasileiros e argentinos.

D)  

comparação entre sambistas de diferentes regiões.

E)  

aproximação entre a cultura brasileira e a argentina.

Como resolver?

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