Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 188

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 936

Anoitecer

 

A Dolores

É a hora em que o sino toca,
mas aqui não há sinos;
há somente buzinas,
sirenes roucas,
apitos aflitos, pungentes, trágicos,
uivando escuro segredo;
desta hora tenho medo.

[…]

É a hora do descanso,
mas o descanso vem tarde,
o corpo não pede sono,
depois de tanto rodar;
pede paz – morte – mergulho
no poço mais ermo e quedo;
desta hora tenho medo.

Hora de delicadeza,
agasalho, sombra, silêncio.
Haverá disso no mundo?
É antes a hora dos corvos,
bicando em mim,
meu passado, meu futuro, meu degredo;
desta hora, sim, tenho medo.

ANDRADE, C. D. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 2005 (fragmento).

Com base no contexto da Segunda Guerra Mundial, o livro A rosa do povo revela desdobramentos da visão poética. No fragmento, a expressividade lírica demonstra um(a)

A)  

defesa da esperança como forma de superação das atrocidades da guerra.

B)  

desejo de resistência às formas de opressão e medo produzidas pela guerra.

C)  

olhar pessimista das instituições humanas e sociais submetidas ao conflito armado.

D)  

exortação à solidariedade para a reconstrução dos espaços urbanos bombardeados.

E)  

espírito de contestação capaz de subverter a condição de vítima dos povos afetados.

Como resolver?

Pergunta 937

PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna,
Nova Iorque, 1907. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.

A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por

A)  

produção de máscaras ritualísticas africanas.

B)  

rituais de fertilidade das comunidades celtas.

C)  

festas profanas dos povos mediterrâneos.

D)  

culto à nudez de populações aborígenes.

E)  

danças ciganas do sul da Espanha.

Como resolver?

Pergunta 938

A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.

Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.

Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para

A)  

ampliar a interação social.

B)  

atingir padrões de beleza.

C)  

obter resultados de alta performance.

D)  

reproduzir movimentos predeterminados.

E)  

alcançar maior produtividade no trabalho.

Como resolver?

Pergunta 939

Disponível em: http://portalsaude.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Entre as funções de um cartaz, está a divulgação de campanhas. Para cumprir essa função, as palavras e as imagens desse cartaz estão combinadas de maneira a

A)  

evidenciar as formas de contágio da tuberculose.

B)  

mostrar as formas de tratamento da doença.

C)  

discutir os tipos da doença com a população.

D)  

alertar a população em relação à tuberculose.

E)  

combater os sintomas da tuberculose.

Como resolver?

Pergunta 940

Do amor à pátria

 

São doces os caminhos que levam de volta à pátria. Não à pátria amada de verdes mares bravios, a mirar em berço esplêndido o esplendor do Cruzeiro do Sul; mas a uma outra mais íntima, pacífica e habitual – uma cuja terra se comeu em criança, uma onde se foi menino ansioso por crescer, uma onde se cresceu em sofrimentos e esperanças plantando canções, amores e filhos ao sabor das estações.

MORAES, V. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

O nacionalismo constitui tema recorrente na literatura romântica e na modernista. No trecho, a representação da pátria ganha contornos peculiares porque

A)  

o amor àquilo que a pátria oferece é grandioso e eloquente.

B)  

os elementos valorizados são intimistas e de dimensão subjetiva.

C)  

o olhar sobre a pátria é ingênuo e comprometido pela inércia.

D)  

o patriotismo literário tradicional é subvertido e motivo de ironia.

E)  

a natureza é determinante na percepção do valor da pátria.

Como resolver?

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