Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 176

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 876

— Famigerado? […]
— Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável”…
— Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa?
— Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos…
— Pois… e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana?
— Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito…

ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao

A)  

local de origem dos interlocutores.

B)  

estado emocional dos interlocutores.

C)  

grau de coloquialidade da comunicação.

D)  

nível de intimidade entre os interlocutores.

E)  

conhecimento compartilhado na comunicação.

Como resolver?

Pergunta 877

Disponível em: www.facebook.com/minsaude. Acesso em: 14 fev. 2018 (adaptado).

A utilização de determinadas variedades linguísticas em campanhas educativas tem a função de atingir o público-alvo de forma mais direta e eficaz. No caso desse texto, identifica-se essa estratégia pelo(a)

A)  

discurso formal da língua portuguesa.

B)  

registro padrão próprio da língua escrita.

C)  

seleção lexical restrita à esfera da medicina.

D)  

fidelidade ao jargão da linguagem publicitária.

E)  

uso de marcas linguísticas típicas da oralidade.

Como resolver?

Pergunta 878

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.
“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.
“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”
Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para
assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 3 abr. 2018 (adaptado).

Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim, a

A)  

inclusão de todos na Agenda 2030.

B)  

extinção da intolerância entre os indivíduos.

C)  

discussão desse tema desde a educação básica.

D)  

conquista de direitos para todos os povos e nações.

E)  

promoção da dignidade humana em todos os lugares.

Como resolver?

Pergunta 879

‘Is it your opinion, Winston, that the past has real
existence?’ […] O’Brien smiled faintly. ‘I will put it more
precisely. Does the past exist concretely, in space? Is
there somewhere or other a place, a world of solid objects,
where the past is still happening?’
‘No.’
‘Then where does the past exist, if at all?’
‘In records. It is written down.’
‘In records. And — —?’
‘In the mind. In human memories.’
‘In memory. Very well, then. We, the Party, control all
records, and we control all memories. Then we control the
past, do we not?’

ORWELL, G. Nineteen Eighty-Four. New York: Signet Classics, 1977.

O romance 1984 descreve os perigos de um Estado totalitário. A ideia evidenciada nessa passagem é que o controle do Estado se dá por meio do(a)

A)  

boicote a ideais libertários.

B)  

veto ao culto das tradições.

C)  

poder sobre memórias e registros

D)  

censura a produções orais e escritas.

E)  

manipulação de pensamentos individuais.

Como resolver?

Pergunta 880

Mayo
15
Que mañana no sea otro nombre de hoy

En el año 2011, miles de jóvenes, despojados de sus casas y de sus empleos, ocuparon las plazas y las calles de varias ciudades de España.
Y la indignación se difundió. La buena salud resultó más contagiosa que las pestes, y las voces de los indignados atravesaron las fronteras dibujadas en los mapas. Así resonaron en el mundo:
Nos dijeron “¡a la puta calle!”, y aquí estamos.
Apaga la tele y enciende la calle.
La llaman crisis, pero es estafa.
No falta dinero: sobran ladrones.
Los mercados gobiernan. Yo no los voté.
Ellos toman decisiones por nosotros, sin nosotros.
Se alquila esclavo económico.
Estoy buscando mis derechos. ¿Alguien los ha visto?
Si no nos dejan soñar, no los dejaremos dormir

GALEANO, E. Los hijos de los dias. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.

Ao elencar algumas frases proferidas durante protestos na Espanha, o enunciador transcreve, de forma direta, as
reivindicações dos manifestantes para

A)  

provocá-los de forma velada.

B)  

dar voz ao movimento popular.

C)  

fomentar o engajamento do leitor.

D)  

favorecer o diálogo entre governo e sociedade.

E)  

instaurar dúvidas sobre a legitimidade da causa.

Como resolver?

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