Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 158

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 786

No Madonna and Child could touch
Her tenderness for a son
She soon would have to forget. . . .
The air was heavy with odors of diarrhea,
Of unwashed children with washed-out ribs
And dried-up bottoms waddling in labored steps

Behind blown-empty belliesOther mothers there
Had long ceased to care, but not this one
:
She held a ghost-smile between her teeth,
And in her eyes the memory
Of a mother’s pride. . . . She had bathed him
And rubbed him down with bare palms
.
She took from their bundle of possessions
broken comb and combed
The rust-colored hair left on his skull
And then—humming in her eyesbegan carefully to part it.
In their former life this was perhaps
A little daily act of no consequence

Before his breakfast and school; now she did it
Like putting flowers on a tiny grave.

ACHEBE, C. Collected Poems. New Yorrk: Anchor Books, 2004.

O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra civil em seu páis. Essa reflexão é construída no poema por meio da representação de uma mãe, explorando a(s):

A)  

demonstração de orgulho por não precisar pedir doações.

B)  

descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida.

C)  

aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho.

D)  

consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido.

E)  

impressões sensoriais experimentadas no ambiente.

Como resolver?

Pergunta 787

La violencia como bella arte

Pues bien, ‘Relatos Salvajes’, de Damián Szifrón, es
sobre todo un brilhante esfuerzo por poner rostro, por
fotografiar, a la parte de la violencia que tanto cuesta ver
en el cine. De repente, el director argentino coloca la
espectador ante el espectáculo, digamos putrefacto, de
una sociedad enferma de su propia indolencia,
anestesiada por su ira, incapaz de entender el origen de
la insatisfacción que la habita. ¿Cómo se quedan? Sí,
estamos delante de la una película vocacionalmente
violenta, obligadamente salvaje, pero, y sobre todo,
deslumbrante en su claridad.
Más allá del esplendor sabio de una producción
perfecta, lo que más duele, lo que más divierte, lo que
más conmueve es la sensación de reconocimiento. Cada
uno de los damnificados, pese a su acento marcadamente
argentino, somos nosotros. O, mejor, cada insulto
proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún
momento ha salido de nuestra boca. O saldrá.
La violencia no es sólo eso que tanto desagrada a los
profesionales del buen gusto, a los programadores de
ópera o a los filósofos de la nada; la violencia, la
realmente insoportable, es también una cuestión de
actitud, un simple gesto. Y esa violencia está por todas
partes, está dentro. Y Szifrón acierta a retrataria tan
fielmente que no queda otra cosa que romper a reír.
Aunque sólo sea de simple desesperación. Brillante,
magistral incluso.

MARTÍNEZ, L. Disponível em: www.elmundo.es. Acesso em: 13 abr. 2015 (adaptado).

Nessa resenha crítica acerca do filme Relatos Salvajes, o autor evidencia o

A)  

cômico como fuga da sociedade diante de situações violentas.

B)  

estado de apatia da sociedade perante a violência rotineira do mundo atual.

C)  

empecilho para o espectador vivenciar a violência bruta na realidade e na ficção.

D)  

sotaque reforçado dos personagens a fim de marca.r o espaço do cinema argentino.

E)  

autorreconhecimento diante dos diversos tipos de comportamento humano frente à violência.

Como resolver?

Pergunta 788

Irerê, meu passarinho do sertão do Cariri,

Irerê, meu companheiro,

Cadê viola? Cadê meu bem? Cadê Maria?

Ai triste sorte a do violeiro cantadô!

Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô,

Ah! Seu assobio é tua flauta de irerê:

Que tua flauta do sertão quando assobia,

Ah! A gente sofre sem querê!

Ah! Teu canto chega lá no fundo do sertão,

Ah! Como uma brisa amolecendo o coração,

Ah! Ah!

Irerê, solta teu canto!

Canta mais! Canta mais!

Prá alembrá o Cariri!

VILLA-LOBOS, H. Bachianas Brasileiras n. 5 para soprano e oito violoncelos (1938-1945). Disponível em: http://euterpe.blog.br. Acesso em: 23 abr. 2019.

Nesses verbos, há uma exaltação ao sertão do Cariri em uma ambientação linguisticamente apoiada no(a)

A)  

uso recorrente de pronomes.

B)  

variedade popular da língua portuguesa.

C)  

referência ao conjunto da fauna nordestina.

D)  

exploração de instrumentos musicais eruditos.

E)  

predomínio de regionalismos lexicais nordestinos.

Como resolver?

Pergunta 789

Los propietarios de la libertad

Las palabras cumplen ciclos; las actitudes también. Sin embargo, cuando las palabras designan actitudes, los ciclos se vuelven más complejos. Cuando el hoy tan denostado Sartre puso la palabra compromiso sobre el tapete y hasta Mac Leish publicó un libro sobre la responsabilidad de los intelectuales, estas dos palabras, compromiso y responsabilidad, designaban actitudes que, sin ser gemelas, eran bastante afines. Salvo contadas excepciones, los intelectuales de entonces los hicieron suyas y, equivocados o no, dijeron sin eufemismos por
qué empeño se la jugaban.

Los intelectuales latinoamericanos tambiéncomprendieron dónde estaba esta vez el enemigo. Sólo entonces empezó la mala prensa. Los grandes pontífices de la propaganda subrayaron una y otra vez la palabra libertad y denostaron el compromiso. Libertad no era librarse de Batista o de Somoza, sino mantener la prensa libre. Libertad es la emocionada comprobación de que la gran prensa norteamericana es capaz de descubrir que Lumumba o Aliende fueron liquidados por la CIA, sin poner el acento en que eso no sirve para resucitarlos.

¿Y compromiso? Es la actitud que adoptan ciertos intelectuales, cuya carga ideológica perjudica notoriamente su arte. Después de todo, ¿cómo se atrevena frecuentar las provincias del espiritu, si es público y notorio que tales ámbitos son patrimonio exclusivo de los propietarios de la Iibertad?

BENEDETTI, M. Perplejidades de fin de siglo. Buenos Aires: Sudamericana, 1993 (adaptado)

Transformar palavras em atitudes tem sido um dos grandes dilemas dos intelectuais. Ao ponderar sobre essa temática, o autor, um dos grandes críticos e literatos latino-americanos da atualidade, leva o leitor a perceber que

A)  

o compromisso político afasta o artista da criação.

B)  

os costumes sociais governam a linguagem e as atitudes das pessoas.

C)  

o compromisso ideológico de alguns intelectuais está refletido em suas obras.

D)  

a complexidade relacionada ao conceito de liberdade impede o compromisso.

E)  

os intelectuais latino-americanos têm um posiciona - mento acrítico perante o poder.

Como resolver?

Pergunta 790

Toca a sirene na fábrica,

e o apito como um chicote

bate na manhã nascente

e bate na tua cama

no sono da madrugada.

Ternuras da áspera lona

pelo corpo adolescente.

É o trabalho que te chama.

Às pressas tomas o banho,

tomas teu café com pão,

tomas teu lugar no bote

no cais do Capibaribe.

Deixas chorando na esteira

teu filho de mãe solteira.

Levas ao lado a marmita,

contendo a mesma ração

do meio de todo o dia,

a carne-seca e o feijão.

De tudo quanto ele pede

dás só bom-dia ao patrão,

e recomeças a luta

na engrenagem da fiação.

MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais

A)  

ajuda a localizar o enredo num ambiente estático.

B)  

auxilia na caracterização física do personagem principal.

C)  

acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens.

D)  

alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto.

E)  

está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.