Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Língua Portuguesa, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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O movimento literário que, no Brasil, buscou romper radicalmente com as estéticas do passado, propondo uma arte mais livre, experimental e alinhada às vanguardas europeias no início do século XX, foi o:
Modernismo.
Simbolismo.
Parnasianismo.
Realismo.
Leia a tirinha. Quadro 1: Um homem olha para uma pilha de livros e diz: 'Tanto conhecimento!'. Quadro 2: O mesmo homem olha para a tela do celular e diz: 'Tanta informação!'. Quadro 3: O homem está deitado na cama, com o celular na mão, e pensa: 'Tanto cansaço...'. A tirinha sugere uma crítica à:
Qualidade superior das informações encontradas na internet.
Falta de acesso a livros e ao conhecimento formal.
Preguiça das novas gerações em relação aos estudos.
Dificuldade de transformar o excesso de informação digital em conhecimento real.
Na frase 'A população da cidade, que é muito religiosa, organiza a festa do padroeiro anualmente', as vírgulas são utilizadas para isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa. A retirada das vírgulas alteraria o sentido da frase, fazendo com que a oração se tornasse:
Principal, tornando a informação sobre a religiosidade o foco da frase.
Coordenada, indicando uma simples adição de informação.
Restritiva, especificando que apenas a parte religiosa da população organiza a festa.
Adverbial, indicando a causa da organização da festa.
O soneto é uma forma poética fixa que foi amplamente cultivada por parnasianos e clássicos. Sua estrutura canônica consiste em:
Estrofes com número de versos livre, sem esquema de rimas.
Um único bloco de catorze versos contínuos.
Dois quartetos e dois tercetos.
Quatro estrofes de quatro versos cada.
Na expressão 'A voz de veludo do cantor encantou a plateia', ocorre uma sinestesia. Essa figura de linguagem consiste em:
Exagerar uma ideia para dar mais ênfase.
Repetir sons consonantais para criar um efeito sonoro.
Misturar sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos.
Atribuir uma qualidade a um ser que não a possui.