Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.
Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'
As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e a uma política migratória atual dos países desenvolvidos são:
a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.
A nova des-ordem geográfica mundial: uma proposta de regionalização. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para:
a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
o alcance da racionalidade anticapitalista.
a influência das grandes potências econômicas.
a dissolução de blocos políticos regionais.
o alargamento da força econômica dos países islâmicos.
O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas. A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de
ampliação da taxa de fecundidade.
diminuição da expectativa de vida.
elevação do crescimento vegetativo.
aumento na participação relativa de idosos.
redução na proporção de jovens na sociedade.
Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos. A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,
provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.
O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi:
a migração forçada da população ribeirinha.
o rebaixamento do nível do lençol freático local.
a preservação da memória histórica da região.
a ampliação das áreas de clima árido.
a redução das áreas de agricultura irrigada.