Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 339

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1691

Era uma vez um país, uma cidade, uma praça, algumas mães… Las Madres de Plaza de Mayo! Silenciosas, com
lenços brancos na cabeça, rondavam a Praça de Maio. Incansáveis, caminharam por dias, meses, anos. Foram
chamadas de loucas. Em silêncio, criaram um fato político, escancararam as entranhas da repressão, desafiaram o
aparato militar e suas dores ecoaram pelo mundo. Como observou Oliveira, “à luz do dia, sob as janelas do ditador, sob chuva, sob sol, no silêncio entrecortado de gritos, faziam ouvir como que a alucinação de uma litania, que ecoou no país, na América Latina e além-mar”. Era impossível ignorá-las, estavam lá, sempre em silêncio, mas estavam lá.

GONÇALVES, R. De antigas e novas loucas: Madres e Mães de Maio contra a violência de Estado. Lutas Sociais, n. 29, jul.-dez. 2012.

Qual problema de âmbito nacional argentino o movimento social mencionado expôs ao mundo?

A)  

Violação dos direitos humanos.

B)  

Insegurança da juventude periférica.

C)  

Naturalização da violência doméstica.

D)  

Ampliação das desigualdades sociais.

E)  

Relativização dos princípios democráticos.

Como resolver?

Pergunta 1692

TEXTO I
O bufarinheiro, conhecido nas cidades por teque-teque, chama-se, nos recônditos da Amazônia, “regatão”. Em lugar de transportar nas costas o mundo de miudezas, transporta-o no bojo de uma gaiola que desloca duas, três, quatro toneladas, divididas em seções de secos e molhados e é movido por remo
de faia. Cortando comunidades e matas da Amazônia por rios, dentro dessas gaiolas, riscadas de prateleiras, encontram-se os artigos mais díspares, que vão da agulha à espingarda, do lenço ao cobertor, da chita à escova de dentes.

MORAES, R. Na Planície Amazônica. São Paulo:Editora Nacional, 1936 (adaptado).

TEXTO II
No século XIX, o comércio dos regatões era feito, então, com base em relações tecidas com quilombolas, pequenos produtores, comerciantes locais e indígenas, constituindo relação comercial alternativa ao abastecimento da população.

HENRIQUE, M. C.; MORAIS, L. T. Estradas líquidas, comércio sólido: índios e regatões na Amazônia (século XIX). Rev. Hist., n. 171, jul.-dez. 2014 (adaptado).

Como parte do patrimônio cultural da Amazônia, o regatão foi fundamental, no século XIX, para a

A)  

organização de rotas de fuga na floresta tropical.

B)  

criação de postos de trabalho nos seringais nortistas.

C)  

divulgação de receitas de fármacos nas zonas ribeirinhas.

D)  

construção de redes de sociabilidade no interior brasileiro.

E)  

ampliação de ambientes de lazer nos territórios autóctones.

Como resolver?

Pergunta 1693

A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas, desde o seu início, teria sido a de estarem sempre voltados à prática, principalmente a serviço da dominação, do poder. Sempre registraram o que mais interessava a uma minoria, fato este que acabou estimulando o incessante aperfeiçoamento deles.

MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

No texto, a cartografia é apresentada como um instrumento usado essencialmente para a

A)  

preservação de espaços naturais.

B)  

emancipação de sujeitos marginais.

C)  

revalorização de culturas reprimidas.

D)  

inversão de hierarquias estabelecidas.

E)  

sustentação de hegemonias territoriais.

Como resolver?

Pergunta 1694

Bertrand Russell conta a história de um peru que descobrira, em sua primeira manhã na fazenda de perus, que fora alimentado às 9 da manhã. Contudo, ele não tirou conclusões apressadas. Esperou até recolher um grande número de observações do fato de que era alimentado às 9 da manhã e fez essas observações sob uma ampla variedade de circunstâncias, às quartas e quintas-feiras, em dias quentes e dias frios, em dias chuvosos e dias secos. A cada dia acrescentava uma outra proposição de observação à sua lista. Finalmente, sua consciência ficou satisfeita e ele concluiu. “Eu sou alimentado sempre às 9 da manhã”.

CHALMERS, A. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993 (adaptado).

Qual tipo de raciocínio corresponde ao padrão de pensamento exibido pelo personagem do texto?

A)  

Prático, porque recolhe evidências e recomenda ações.

B)  

Absoluto, porque busca confirmações e bloqueia refutações.

C)  

Indutivo, porque observa eventos particulares e infere leis universais.

D)  

Demonstrativo, porque encadeia premissas e extrai conclusões indubitáveis.

E)  

Analógico, porque compara diferentes situações e detecta elementos semelhantes.

Como resolver?

Pergunta 1695

No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombolas” ou “terras de preto” referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais.

ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos: territórios étnicos africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.

Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988, os espaços mencionados tornaram-se objeto de

A)  

iniciativas de planejamento familiar

B)  

projetos de reorientação religiosa.

C)  

programas de moradias sustentáveis.

D)  

políticas de inserção social.

E)  

medidas de homogeneização educacional.

Como resolver?

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