Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 329

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1641

A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra.O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.

OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária.  Revista Estudos Avançados. Vol. 15 n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.

Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região

A)  

conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.

B)  

do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.

C)  

conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.

D)  

do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.

E)  

da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.

Como resolver?

Pergunta 1642

Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes

Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é

A)  

a baixa inserção de sua agricultura no comércio mundial.

B)  

a quantidade insuficiente de mão-de-obra para o trabalho agrícola.

C)  

a presença de estruturas agrárias arcaicas formadas por latifúndios improdutivos.

D)  

a situação conflituosa vivida no campo, que impede o crescimento da produção agrícola.

E)  

os sistemas de cultivo mecanizado voltados para o abastecimento do mercado interno.

Como resolver?

Pergunta 1643

O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).

Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

A)  

o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.

B)  

os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.

C)  

o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.

D)  

as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.

E)  

a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.

Como resolver?

Pergunta 1644

No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.

No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.

Folha de S. Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois

A)  

as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.

B)  

as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.

C)  

as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.

D)  

os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.

E)  

as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

Como resolver?

Pergunta 1645

A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,

A)  

as desigualdades econômicas existentes entre regiões brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernização tecnológica e o crescimento vivido pelo país.

B)  

os novos fluxos migratórios instaurados em direção ao Norte e ao Centro-Oeste do país prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho.

C)  

o Sudeste brasileiro deixou de ser a região com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentração espacial do setor, em direção a outras regiões do país.

D)  

o avanço da fronteira econômica sobre os estados da região Norte e do Centro-Oeste resultou no desenvolvimento e na introdução de novas atividades econômicas, tanto nos setores primário e secundário, como no terciário.

E)  

o Nordeste tem vivido, ao contrário do restante do país, um período de retração econômica, como consequência da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.