Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 274

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1366

Em teoria, as pessoas livres da Colônia foram enquadradas em uma hierarquia característica do Antigo Regime. A transferência desse modelo, de sociedade de privilégios, vigente em Portugal, teve pouco efeito prático no Brasil. Os títulos de nobreza eram ambicionados. Os fidalgos eram raros e muita gente comum tinha pretensões à nobreza.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp; Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995 (adaptado).

Ao reelaborarem a lógica social vigente na metrópole, os sujeitos do mundo colonial construíram uma distinção que  ordenava a vida cotidiana a partir da

A)  

concessão de títulos nobiliárquicos por parte da Igreja Católica.

B)  

afirmação de diferenças fundadas na posse de terras e de escravos.

C)  

imagem do Rei e de sua Corte como modelo a ser seguido.

D)  

miscigenação associada a profissões de elevada qualificação.

E)  

definição do trabalho como princípio ético da vida em sociedade.

Como resolver?

Pergunta 1367

Dos senhores dependem os lavradores que têm partidos arrendados em terras do mesmo engenho; e quanto os senhores são mais possantes e bem aparelhados de todo o necessário, afáveis e verdadeiros, tanto mais são procurados, ainda dos que não têm a cana cativa, ou por antiga obrigação, ou por preço que para isso receberam.

ANTONIL, J. A. Cultura e opulência do Brasil [1711]. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967 (adaptado).

Segundo o texto, a produção açucareira no Brasil colonial era

A)  

baseada no arrendamento de terras para a obtenção da cana a ser moída nos engenhos centrais.

B)  

caracterizada pelo funcionamento da economia de livre mercado em relação à compra e venda de cana.

C)  

dependente de insumos importados da Europa nas frotas que chegavam aos portos em busca do açúcar.

D)  

marcada pela interdependência econômica entre os senhores de engenho e os lavradores de cana.

E)  

sustentada no trabalho escravo desempenhado pelos lavradores de cana em terras arrendadas.

Como resolver?

Pergunta 1368

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que

A)  

o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.

B)  

as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.

C)  

o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele

D)  

o homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.

E)  

as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.

Como resolver?

Pergunta 1369

Ao longo dos anos 1990, a luta pelas condições de circulação por parte das pessoas com necessidades especiais foi uma constante na sociedade. Tal mobilização ocasionou ações como o rebaixamento das calçadas, construção de rampas para acesso a pisos superiores, para possibilitar o acesso ao transporte coletivo, entre outras.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010.

As lutas pelo direito à acessibilidade, movidas, principalmente, a partir dos anos de 1990, visavam garantir a

A)  

igualdade jurídica.

B)  

inclusão social.

C)  

participação política.

D)  

distribuição de renda.

E)  

liberdade de expressão.

Como resolver?

Pergunta 1370

Apesar de todo o esforço em prol de um língua internacional artificial, até o momento a sensação é de relativo fracasso. Praticamente nenhum país adotou o ensino obrigatório de uma língua artificial, a comunidade científica continua a se comunicar em inglês, e as línguas mais difundidas internacionalmente continuam a ser as de países política ou economicamente dominantes, como inglês, francês, espanhol, russo e chinês. Nem mesmo organismos supranacionais como a ONU e a União Europeia, onde reina uma babel de línguas, se mostraram até agora inclinados a adotar uma língua artificial.

BIZZOCCH, A. Línguas de laboratório. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 19 ago. 2011(adaptado).

O esperanto, inventado no século XIX, é a língua artificial mais difundida atualmente. Entretanto, como o texto sugere, o desequilíbrio atual de poder entre os países impõe a

A)  

busca de nova língua global.

B)  

recuperação das línguas mortas.

C)  

adoção de uma língua unificada.

D)  

valorização das línguas nacionais.

E)  

supremacia de algumas línguas naturais.

Como resolver?

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