Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 223

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1111

Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.

MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo 1950 (adaptado)

Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)

A)  

conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.

B)  

submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.

C)  

divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.

D)  

educação formal determina o conhecimento do idioma.

E)  

domínio das línguas universaliza o conhecimento.

Como resolver?

Pergunta 1112

Mães


Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques — colunista que tem um talento raro — em seu texto “E a mãe ficou velhinha” (“Cotidiano”, ontem).


Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter
retribuído plenamente o amor que receberam.

Leonor Souza (São Paulo, SP) — Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 29 fev. 2012.

Os gêneros textuais desempenham uma função social específica, em determinadas situações de uso da língua, em que os envolvidos na interação verbal têm um objetivo comunicativo. Considerando as características do gênero, a análise do texto Mães revela que sua função é

A)  

ensinar sobre os cuidados que se deve ter com as mães, especialmente na velhice.

B)  

influenciar o ânimo das pessoas, levando-as a querer agir segundo um modelo sugerido.

C)  

informar sobre os idosos e sobre seus sentimentos e necessidades.

D)  

avaliar matéria publicada em edição anterior de jornal ou de revista.

E)  

apresentar nova publicação, visando divulgá-la para leitores de jornal.

Como resolver?

Pergunta 1113

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

A)  

ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.

B)  

pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.

C)  

organização de protestos púbicos para garantir a igualdade de gênero.

D)  

oposição de grupos religiosos para impedir os casamento homoafetivos.

E)  

estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.

Como resolver?

Pergunta 1114

Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo

A)  

priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza.

B)  

negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.

C)  

instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.

D)  

combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais.

E)  

romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.

Como resolver?

Pergunta 1115

A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.

WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)

A)  

progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.

B)  

extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.

C)  

emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.

D)  

afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.

E)  

fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.

Como resolver?

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