Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 206

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1026

A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como:

A)  

indicador da imagem do homem no estado de natureza.

B)  

condição necessária para a realização da virtude humana.

C)  

atividade que exige força física e uso limitado da racionalidade.

D)  

referencial que o homem deve seguir para viver uma vida ativa.

E)  

mecanismo de aperfeiçoamento do trabalho por meio da experiência.

Como resolver?

Pergunta 1027

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil; este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval; este couro de anta, estendido no sofá de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa. Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012 (fragmento).

O poeta pensa a região como lugar, pleno de afetos. A longa história da ocupação de Minas Gerais, iniciada com a mineração, deixou marcas que se atualizam em Itabira, pequena cidade onde nasceu o poeta. Nesse sentido, a evocação poética indica

A)  

pujança da natureza resistindo à ação humana.

B)  

sentido de continuidade do progresso.

C)  

cidade como imagem positiva da identidade mineira.

D)  

percepção da cidade como paisagem da memória.

E)  

valorização do processo de ocupação da região.

Como resolver?

Pergunta 1028

O cartum evidencia um desafio que o tema da inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre

A)  

participação política e formação profissional diferenciada.

B)  

exercício da cidadania e políticas de transferência de renda.

C)  

modernização das leis e ampliação do mercado de trabalho.

D)  

universalização de direitos e reconhecimento das diferenças.

E)  

crescimento econômico e flexibilização dos processos seletivos.

Como resolver?

Pergunta 1029

A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.

A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

A)  

emergência de um sistema econômico global que secundariza os lucros.

B)  

redução dos custos de tratamento de resíduos pela isenção fiscal das empresas.

C)  

flexibilização do trabalho como estratégia positiva de corte de custos empresariais.

D)  

incorporação de um sistema normativo ambiental no processo de produção industrial.

E)  

minimização do papel do Estado em detrimento das organizações não governamentais.

Como resolver?

Pergunta 1030

Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).

A partir da reflexão do historiador, um arguemnto contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a):

A)  

intensificação da busca do lucro econômico.

B)  

flexibilização dos períodos de férias trabalhistas.

C)  

esquecimento das formas de sociabilidade tradicionais.

D)  

aumento das oportunidades de confraternização familiar.

E)  

multiplicação das possibilidades de entretenimento virtual.

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