Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 192

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 956

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para 3 Ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de

A)  

aumento da renda nacional.

B)  

mobilização do movimento negro.

C)  

melhoria da infraestrutura escolar.

D)  

ampliação das disciplinas obrigatórias.

E)  

politização das universidades públicas.

Como resolver?

Pergunta 957

A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.

Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e 79% da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar 30% de todos os pesquisadores do mundo até 2025.

Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo — ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.

Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).

CARRCUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30jul.2013 (adaptado).

O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela

A)  

aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento produtivo, que aumenta o potencial inventivo.

B)  

ampliação da capacidade da indústria de base, que coopera para diversificar os níveis produtivos.

C)  

exploração da mão de obra barata, que atrai fluxo de investimentos industriais para os países.

D)  

inserção de pesquisas aplicadas ao setor financeiro, que incentiva a livre concorrência.

E)  

transnacionalização do capital industrial, que eleva os lucros em escala planetária.

Como resolver?

Pergunta 958

Aquarela do Brasil

Brasil

Meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

 

O Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

 

Ah! Abre a cortina do passado

Tira a mãe preta do Cerrado

Bota o rei congo do congado

Brasil! Pra mim!

 

Deixa cantar de novo o trovador

A merencória luz da lua

Toda canção do meu amor

Quero ver a sá dona caminhando

Pelos salões arrastando

O seu vestido rendado

Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

A)  

música de sátira.

B)  

samba exaltação.

C)  

hino revolucionário.

D)  

propaganda eleitoral.

E)  

marchinha de protesto.

Como resolver?

Pergunta 959

A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram a tal ponto da própria humanidade conservam entre si a fé e as regras da justiça.

LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).

De acordo com Locke, até a mais precária coletividade depende de uma noção de justiça, pois tal noção

A)  

identifica indivíduos despreparados para a vida em comum.

B)  

contribui com a manutenção da ordem e do equilíbrio social.

C)  

estabelece um conjunto de regras para a formação da sociedade.

D)  

determina o que é certo ou errado num contexto de interesses conflitantes.

E)  

representa os interesses da coletividade, expressos pela vontade da maioria.

Como resolver?

Pergunta 960

O número de votantes potenciais em 1872 era de 1 097 698, o que correspondia a 10,8% da população total. Esse número poderia chegar a 13%, quando separamos os escravos dos demais indivíduos. Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido aprovada, o número de cidadãos que poderiam se qualificar eleitores era de 117 022, isto é, 0,8% da população.

CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira República. Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

A explicação para a alteração envolvendo o número de eleitores no período é a

A)  

criação da Justiça Eleitoral.

B)  

exigência da alfabetização.

C)  

redução da renda nacional.

D)  

exclusão do voto feminino.

E)  

coibição do voto de cabresto.

Como resolver?

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