Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 167

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 831

A evolução na estrutura etária apresentada influenciou o Estado a formular ações para

A)  

garantir a igualdade de gênero.

B)  

priorizar a construção de escolas.

C)  

reestruturar o sistema previdenciário

D)  

investir no controle da natalidade.

E)  

fiscalizar a entrada de imigrantes.

Como resolver?

Pergunta 832

A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).

Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)

A)  

estímulo à mecanização rural.

B)  

ampliação de áreas de plantio.

C)  

incentivo à produção orgânica.

D)  

manutenção da estrutura fundiária.

E)  

formalização do trabalhador do campo.

Como resolver?

Pergunta 833

O dicionário da Real Academia Espanhola não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno. Antes de sua edição de 1884, a palavra nación significava simplesmente “o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino” e também “um estrangeiro”. Mas agora era dada como “um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum”.

HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo (desde 1870). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990 (adaptado).

A ideia de nação como lugar de pertencimento, ao qual os indivíduos têm ligação por nascimento, constitui-se na Europa do final do século XIX. Sua difusão resultou

A)  

na rápida ascensão de governos com maior participação popular, dado que a unidade nacional anulava as diferenças sociais.

B)  

na construção de uma cultura que incorporava todas as parcialidades equilibradamente dentro de uma identidade comum.

C)  

na imposição de uma única língua, cultura e tradição às diferentes comunidades agregadas ao Estado nacional.

D)  

na anulação pacífica das diferenças étnicas existentes entre as comunidades que passaram a compor a nacionalidade.

E)  

em um intenso processo cultural marcado pelo protagonismo das populações autóctones.

Como resolver?

Pergunta 834

Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, 200 firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de 1 000 réis. A cidade entrou em colapso.

National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado)

O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a)

A)  

carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras e consumidoras.

B)  

produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial.

C)  

chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores.

D)  

fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região.

E)  

início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira.

Como resolver?

Pergunta 835

As primeiras ações acerca do patrimônio histórico no Brasil datam da década de 1930, com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Nesse período, o conceito que norteou a política de patrimônio limitou-se aos monumentos arquitetônicos relacionados ao passado brasileiro e vinculava-se aos ideais modernistas de conhecer, compreender e recriar o Brasil por meio da valorização da tradição.

SANTOS, G. Podere patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre educação
histórica e educação patrimonial no ensino médio. EntreVer, n. 2, jan.-jun. 2012.

Considerando o contexto mencionado, a criação dessa política patrimonial objetivou a

A)  

consolidação da historiografia oficial.

B)  

definição do mercado cultural.

C)  

afirmação da identidade nacional.

D)  

divulgação de sítios arqueológicos.

E)  

universalização de saberes museológicos.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.