Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 101

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 501

Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Cartas Magna, em seu art. 6°, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.

PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br.
Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).

O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para

A)  

fragilizar o poder público.

B)  

fomentar a economia solidária.

C)  

controlar a propriedade estatal.

D)  

garantir o preceito constitucional.

E)  

incentivar a especulação imobiliária.

Como resolver?

Pergunta 502

TEXTO I

A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: – Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

 

TEXTO II

No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico ao dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: – Não me parece confome, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.

 

WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivemerte pela oposição entre

A)  

liberdade de gênero e controle social.

B)  

equidade de escolha e imposição cultural.

C)  

dominação de corpos e igualdade humana.

D)  

geração de oportunidade e restrição profissional.

E)  

exclusão de competências e participação política.

Como resolver?

Pergunta 503

Disponível em:https://hdmais.com.br. Acesso em: 8 out. 2021.

O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela

A)  

cultura do cancelamento.

B)  

prática do feminicídio.

C)  

postura negacionista.

D)  

ação involuntária.

E)  

defesa da honra.

Como resolver?

Pergunta 504

As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, contoladas pelo calor do Sol, produzem tempestades,
inundações, geleiras e outros agentes de erosão.

PRESS, F. et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de

A)  

solos vulcânicos.

B)  

dorsais oceânicas.

C)  

relevos escarpados.

D)  

superfícies lateríticas.

E)  

dobramentos modernos.

Como resolver?

Pergunta 505

Ainda que a fome ocorrida na Itália em 536 tenha origem nos eventos climáticos, suas implicações são tanto políticas quanto econômicas. Nos primeiros séculos da Idade Média, o auxílio aos famintos se inscreve no domínio da gestão pública, mesmo quando a ação de seus agentes é apresentada sob o ângulo da piedade e da caridade individuais, como é o caso da Gália merovíngia. Assim, o fato de que as respostas à fome são mostradas, na Gália, como o fruto de iniciativas pessoais fundadas no imperativo da caridade deriva da natureza das fontes do século VI.

SILVA, M.C. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média. Varia Historia, n. 60, set-dez. 2016 (Adaptado).

Na conjuntura histórica destacada no texto, o dever de agir em face da situação de crise apresentada pertencia à jurisdição

A)  

da nobreza, proveniente da obrigação de proteção ao campenisnato livre.

B)  

da realeza, decorrente do conceito de governo subjacente à monarquia cristã.

C)  

dos mosteiros, resultante do caráter fraternal afirmado nas regras monásticas.

D)  

dos bispados, consequente da participação dos clérigos nos assuntos comunitários.

E)  

das corporações, procedente do padrão assistencialista previsto nas normas estatutárias.

Como resolver?

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