Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.
Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'
Um curioso estudante, empregado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada: Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?
(1), (3), (6)
(3), (4), (5)
(1), (3), (7)
(1), (3), (7)
(1), (2), (5)
Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:
possui anticorpos contra o agente causador da doença.
possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
No problema apresentado para gerar imagens através de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar é mais adequado, pois
a propagação da luz na água ocorre a uma velocidade maior que a do som neste meio.
a absorção da luz ao longo de uma camada é facilitada enquanto a absorção do som não.
refração da luz a uma grande profundidade acontece com uma intensidade menor que a do som.
atenuação da luz nos materiais analisados é distinta da atenuação de som nestes mesmos materiais.
reflexão da luz nas camadas de sedimentos é menos intensa do que a reflexão do som neste material.
Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro. Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s², a densidade da água do lago, em g/cm³, é
0,6.
1,2.
1,5.
2,4.
4,8.
Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas. A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à:
possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptores de cromossomos artificiais.
capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios.
possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais.
possibilidade de programar geneticamente microorganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e combustíveis.
capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.