Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura | Simulado ENEM 2025 | Página 3

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 11

No Círio de Nazaré, em Belém (PA), um dos elementos centrais é a corda que atrela a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de fiéis se agarram à corda para pagar promessas. Do ponto de vista antropológico, a corda transcende seu objeto físico e se torna um:

A)  

Obstáculo que dificulta a locomoção da berlinda pelas ruas da cidade.

B)  

Elemento de separação entre a elite e o povo durante a festa.

C)  

Símbolo sagrado que materializa a fé e a conexão com o divino.

D)  

Produto comercial de alto valor vendido após a procissão.

Como resolver?

Pergunta 12

O Teatro de Bonecos popular do Nordeste, como o Mamulengo, tradicionalmente apresenta histórias com personagens fixos (o valente, o rico, a donzela) em tramas cômicas e com forte crítica social. A simplicidade dos bonecos e do palco, geralmente em praças públicas, reforça seu caráter de:

A)  

Arte experimental, que busca romper com todas as formas de narrativa.

B)  

Espetáculo elitista, destinado a um público restrito e especializado.

C)  

Ritual religioso, com função de adoração a divindades locais.

D)  

Manifestação popular, acessível e diretamente ligada ao cotidiano do povo.

Como resolver?

Pergunta 13

O Cirque du Soleil revolucionou a arte circense ao eliminar os números com animais e criar espetáculos com um fio condutor narrativo, integrando música, dança, teatro e acrobacias de alto nível. Essa abordagem transformou o circo em um(a):

A)  

Competição esportiva, com foco apenas no desempenho atlético.

B)  

Linguagem artística híbrida e de grande sofisticação cênica.

C)  

Forma de entretenimento puramente infantil e sem apelo para adultos.

D)  

Tradição imutável, que se recusa a incorporar novos elementos.

Como resolver?

Pergunta 14

O cinema marginal brasileiro, surgido no final dos anos 1960, ficou conhecido pela estética do 'lixo', utilizando recursos como a câmera suja, som precário e narrativas fragmentadas. Essa escolha estética representava:

A)  

Uma tentativa de imitar o estilo dos grandes estúdios de Hollywood.

B)  

Apenas a falta de recursos financeiros para produzir filmes de melhor qualidade.

C)  

Uma postura ideológica de crítica à sociedade de consumo e à 'cosmética' do cinema comercial.

D)  

Um movimento que buscava criar filmes de fácil digestão para o grande público.

Como resolver?

Pergunta 15

Observe a descrição da charge fictícia: Em um museu, um visitante observa um quadro completamente branco. Ao lado, a etiqueta diz: 'Tempestade de Neve no Ártico, século XXI'. O visitante comenta com outro: 'A arte moderna é incrível, nos faz refletir sobre o aquecimento global!'. A charge ironiza:

A)  

A dificuldade de acesso a museus e galerias de arte no Brasil.

B)  

A tendência à superinterpretação de obras de arte conceituais.

C)  

A falta de habilidade técnica dos artistas modernos.

D)  

O desinteresse do público por temas ambientais na arte.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.