Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.
Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'
O cartaz de um filme de terror mostra o rosto de uma personagem em primeiríssimo plano, com metade do rosto na sombra e um olho arregalado de pavor. O texto com o título do filme usa uma fonte que imita gotas de sangue escorrendo. A função desses elementos visuais é:
Apresentar todos os atores que fazem parte do elenco principal do filme.
Informar a classificação indicativa e a duração exata da obra.
Contar o final da história, revelando quem é o vilão principal.
Comunicar o gênero do filme e criar uma expectativa de suspense no público.
A cumbia, ritmo musical e dança de origem colombiana, tornou-se extremamente popular em estados do Norte do Brasil, como o Pará, onde se fundiu com outros gêneros locais, dando origem a novas variantes. Esse fenômeno de difusão e adaptação de uma prática cultural através de fronteiras geográficas é um exemplo de:
Preservação da cumbia em sua forma mais pura e original.
Circulação e hibridismo cultural em uma zona de fronteira.
Globalização cultural, que padroniza todas as músicas do mundo.
Isolamento cultural, que impede a entrada de influências externas.
A arte Barroca no Brasil, especialmente na obra de Aleijadinho em Minas Gerais, é marcada por uma forte dramaticidade e apelo emocional. Uma característica formal que contribui para essa expressividade é:
O uso de formas geométricas puras e a ausência de ornamentos.
O uso de curvas, contracurvas e gestos teatrais nas esculturas.
A representação de figuras serenas, estáticas e sem expressão facial.
A preferência por cores primárias e contornos bem definidos.
A técnica da aquarela na pintura se caracteriza pelo uso de pigmentos diluídos em água, resultando em cores transparentes e luminosas. Devido à rapidez da secagem e à dificuldade de correção, a aquarela exige do artista:
O uso de telas de grandes dimensões e de pincéis muito largos.
A aplicação de camadas grossas e opacas de tinta, como na pintura a óleo.
A possibilidade de raspar e repintar a mesma área várias vezes.
Um planejamento prévio e uma execução rápida e segura dos gestos.
Em uma peça de teatro, o figurino de um personagem que se diz rico e poderoso é ligeiramente mal ajustado, com um paletó um pouco apertado e sapatos que parecem gastos. Essa sutil inadequação no figurino é um recurso para:
Mostrar um erro da produção da peça, que não encontrou o tamanho certo.
Sugerir que o personagem não é tão poderoso quanto aparenta.
Atender a uma exigência de conforto do ator que interpreta o papel.
Indicar que a peça se passa em uma época de grande pobreza geral.