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Criado por: juanbacan
Considere a seguinte descrição de uma configuração familiar: um casal divorciado compartilha a guarda dos filhos, que passam metade da semana na casa da mãe (que se casou novamente) e a outra metade na casa do pai (que vive com uma nova parceira e os filhos dela). Essa estrutura é um exemplo do que a sociologia contemporânea chama de:
Família monoparental.
Família nuclear tradicional.
Família recomposta ou mosaico.
Família patriarcal extensa.
O conceito de 'patriarcado' é utilizado pelas teorias feministas para descrever:
Um período específico da pré-história em que as mulheres governavam as sociedades.
Um sistema social histórico e estrutural em que os homens, como grupo, detêm a maior parte do poder e autoridade.
Um modelo de governo em que apenas pais de família podem se candidatar a cargos políticos.
Uma forma de organização familiar em que a linhagem é traçada a partir da figura materna.
O processo de impeachment de um presidente da República, previsto na Constituição brasileira, é um exemplo da aplicação do mecanismo de 'freios e contrapesos' (checks and balances) entre os poderes. Nesse caso, ocorre uma ação do:
Poder Legislativo controlando um ato do Poder Executivo.
Poder Judiciário legislando no lugar do Congresso Nacional.
Poder Moderador, que não existe mais na República, controlando os outros poderes.
Poder Executivo dissolvendo o parlamento e convocando novas eleições.
Segundo a teoria de Karl Marx, a principal fonte de desigualdade na sociedade capitalista reside na:
Falta de acesso à educação formal para as classes mais baixas.
Diferença de talentos e habilidades individuais entre os trabalhadores.
Corrupção do governo e na má gestão dos recursos públicos.
Divisão da sociedade em duas classes antagônicas: a burguesia e o proletariado.
De acordo com a sociologia, um 'grupo social' é caracterizado, fundamentalmente, por:
Um grande número de pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo, sem se conhecerem, como em um show de rock.
Indivíduos que compartilham uma característica em comum, como a altura ou a cor dos cabelos, mas não interagem entre si.
Um conjunto de pessoas que interagem de forma sistemática e compartilhada, com um sentimento de pertencimento e objetivos comuns.
Todos os habitantes de um mesmo país, que formam a nação.
O sistema de 'democracia racial' foi por muito tempo uma ideia hegemônica para explicar as relações étnico-raciais no Brasil. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, movimentos sociais e intelectuais negros passaram a criticar essa noção, argumentando que ela:
Incentiva a segregação racial, propondo a criação de espaços separados para brancos e negros.
Invisibiliza o racismo estrutural e a desigualdade racial, dificultando a luta por políticas de igualdade.
É uma ideologia importada dos Estados Unidos, que não se aplica à realidade brasileira.
É uma descrição fiel da realidade, pois o Brasil superou completamente o racismo após a abolição da escravatura.
O Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), que se consolidou em muitos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, tem como principal objetivo:
Transferir todos os serviços sociais para a iniciativa privada, que seria mais eficiente na sua gestão.
Promover a livre concorrência e a mínima intervenção do Estado na economia e na sociedade.
Garantir, através de políticas públicas universais, a proteção social dos cidadãos em áreas como saúde, educação, previdência e emprego.
Estabelecer um regime de partido único e controlar todos os aspectos da vida dos cidadãos.
Em uma sociedade, a distribuição desigual de recursos, poder e prestígio cria diferentes camadas ou 'estratos' sociais. Pessoas nascidas em famílias ricas tendem a ter mais acesso à educação de qualidade e a melhores oportunidades de emprego do que pessoas nascidas em famílias pobres. Este fenômeno é o objeto de estudo central da:
Estratificação social.
Mobilidade social.
Coesão social.
Ação social.
A expressão 'Indústria 4.0' ou 'Quarta Revolução Industrial' refere-se a uma nova fase de desenvolvimento tecnológico baseada na automação, na inteligência artificial e na internet das coisas. Uma das preocupações sociológicas sobre os impactos dessa revolução no mundo do trabalho é:
A eliminação de postos de trabalho devido à automação e a crescente demanda por trabalhadores altamente qualificados, podendo aumentar a desigualdade.
A redução da importância da educação e da formação profissional, já que as máquinas farão todo o trabalho.
A completa estabilização do mercado de trabalho, com garantia de emprego vitalício para todos os trabalhadores.
A criação em massa de empregos de baixa qualificação, com tarefas simples e repetitivas.
O Coeficiente de Gini é um indicador frequentemente utilizado para medir a desigualdade social. Um país com um Coeficiente de Gini próximo de 1 (ou 100%) apresenta:
Igualdade de renda perfeita, onde todos possuem exatamente a mesma quantidade de recursos.
Concentração de renda máxima, onde uma única pessoa ou um grupo muito pequeno detém toda a riqueza.
Uma economia baseada primariamente no setor de serviços e tecnologia.
Alta mobilidade social, com muitas pessoas mudando de classe social rapidamente.
Uma empresa de tecnologia, ao desenvolver um novo software de reconhecimento facial, utiliza um banco de dados majoritariamente composto por rostos de pessoas brancas. Como consequência, o software apresenta uma taxa de erro significativamente maior ao identificar indivíduos de outras etnias. Sociologicamente, este é um exemplo de como a tecnologia pode reproduzir e amplificar preconceitos existentes na sociedade. Tal fenômeno é mais bem descrito como:
Inclusão digital forçada, ao obrigar grupos minoritários a se adaptarem a uma tecnologia falha.
Neutralidade tecnológica, pois o algoritmo em si não possui intenção discriminatória.
Racismo algorítmico, onde vieses sociais são incorporados em sistemas automatizados, perpetuando desigualdades.
Etnocentrismo reverso, pois a tecnologia privilegia um grupo em detrimento daquele que a desenvolveu.
A gentrificação é um processo socioespacial que ocorre em áreas urbanas. Ela se caracteriza por:
A degradação de uma área central devido ao abandono do poder público e à saída de investimentos comerciais.
A valorização de um bairro, que atrai investimentos e novos moradores de maior renda, levando à expulsão da população original de menor renda.
O congelamento dos preços dos aluguéis em uma região para proteger os moradores antigos e manter a diversidade social.
A construção de grandes conjuntos habitacionais populares na periferia para abrigar a população de baixa renda.
No Brasil, a informalidade no mercado de trabalho (trabalhadores sem carteira assinada) é um fenômeno estrutural e persistente. Uma consequência direta da informalidade para o trabalhador é:
O acesso facilitado a linhas de crédito e financiamento imobiliário em grandes bancos.
A ausência de direitos trabalhistas básicos, como férias, 13º salário e contribuição para a previdência social.
A garantia de aposentadoria especial e acesso a seguro-desemprego em caso de demissão.
A possibilidade de negociar salários mais altos devido à flexibilidade do contrato.
O processo pelo qual um indivíduo aprende e internaliza as normas, valores e práticas de uma determinada cultura ou grupo social, tornando-se um membro funcional daquela sociedade, é conhecido como:
Assimilação cultural.
Socialização.
Etnocentrismo.
Aculturação.
As redes sociais digitais, como Facebook, Instagram e TikTok, transformaram as formas de interação e sociabilidade. Um fenômeno sociológico associado ao uso dessas plataformas é a 'performance de identidade', que consiste em:
A utilização das redes exclusivamente para fins profissionais e comerciais, sem qualquer dimensão pessoal.
A construção cuidadosa de um perfil online, selecionando e editando fotos, textos e interações para projetar uma imagem idealizada de si mesmo.
A total anonimidade dos usuários, que impede a criação de qualquer tipo de identidade social.
Os usuários se comportarem exatamente da mesma forma online e offline, com total espontaneidade.
Uma pessoa que nasce em uma família de baixa renda, mas que, através dos estudos, consegue um diploma universitário e um emprego de alto prestígio e remuneração, experimenta um processo de:
Herança social.
Mobilidade social descendente.
Estagnação social.
Mobilidade social ascendente.
O conceito de 'judicialização da política' descreve o fenômeno em que:
Os cidadãos deixam de acreditar no sistema político e buscam resolver seus conflitos por conta própria.
Os políticos passam a resolver todas as suas disputas através de debates no plenário do Congresso.
O Poder Executivo assume as funções do Judiciário, passando a julgar e a punir os cidadãos sem o devido processo legal.
O Poder Judiciário é cada vez mais chamado a decidir sobre questões políticas, sociais e morais que antes eram resolvidas pelo Legislativo ou Executivo.
Um sindicato de trabalhadores organiza uma greve geral para pressionar o governo a não aprovar uma reforma da previdência que aumenta o tempo de contribuição para a aposentadoria. Essa ação coletiva, que utiliza a paralisação do trabalho como instrumento de pressão política, é uma forma de exercício da:
Cooptação política pelo Estado.
Responsabilidade social corporativa, praticada pelas empresas.
Participação política e luta por direitos sociais.
Cidadania passiva, onde os indivíduos apenas recebem os benefícios do Estado.
Qual das seguintes opções descreve corretamente a diferença entre os conceitos de 'sexo' e 'gênero' para a sociologia?
Sexo refere-se às características biológicas (genitália, cromossomos), enquanto gênero é a construção social e cultural do que significa ser homem ou mulher.
Sexo determina o comportamento social de uma pessoa, enquanto o gênero é uma escolha puramente individual e sem influência da sociedade.
Sexo é uma construção social, enquanto gênero se refere às características biológicas dos indivíduos.
Sexo e gênero são sinônimos e podem ser usados de forma intercambiável para descrever as diferenças entre homens e mulheres.
Em 2013, o Brasil foi palco de grandes manifestações de rua, conhecidas como 'Jornadas de Junho'. Inicialmente motivadas pelo aumento das tarifas de transporte público, as pautas se diversificaram, incluindo críticas à corrupção, aos gastos com a Copa do Mundo e à qualidade dos serviços públicos. Esse evento é um exemplo de:
Apatia política e desinteresse da população por assuntos públicos.
Ação coletiva e emergência de um movimento social difuso.
Campanha eleitoral de um único partido político.
Golpe de Estado orquestrado por forças militares.
Quando um indivíduo muda de país e precisa se adaptar a uma nova cultura, com língua, costumes e valores diferentes, ele passa por um intenso processo de:
Socialização secundária.
Etnocentrismo.
Herança genética.
Socialização primária.
A Lei Maria da Penha, sancionada no Brasil em 2006, é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A importância dessa lei reside, entre outros fatores, em:
Reduzir as penas para agressores de mulheres, por considerar que os crimes passionais merecem tratamento mais brando.
Reconhecer a gravidade da violência doméstica, definindo-a como crime e criando mecanismos para prevenir, punir os agressores e proteger as vítimas.
Proibir que mulheres denunciem seus parceiros, a fim de preservar a instituição da família.
Tratar a violência doméstica como um problema privado, que deve ser resolvido exclusivamente entre o casal.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, mudou a forma como a sociedade brasileira enxerga a infância e a adolescência, passando a considerá-las como fases que demandam proteção integral e prioridade absoluta. Essa legislação é um marco na garantia dos:
Direitos humanos de crianças e adolescentes.
Direitos dos idosos.
Direitos dos proprietários de terras.
Direitos dos trabalhadores urbanos.
O sistema prisional brasileiro enfrenta uma grave crise de superlotação e violação de direitos humanos. Para Émile Durkheim, o crime é um fato social normal e a punição tem uma função social específica. Qual seria essa função?
Eliminar completamente a criminalidade da sociedade, tornando-a um ambiente livre de delitos.
Servir como um mecanismo de controle da população mais pobre, mantendo a estrutura de classes.
Reforçar a consciência coletiva e os valores morais da sociedade, reafirmando o que é certo e errado.
Exclusivamente reabilitar o indivíduo infrator para que ele retorne à sociedade como um cidadão produtivo.
A Reforma Psiquiátrica no Brasil, impulsionada pela Lei nº 10.216/2001, propõe uma mudança no tratamento de pessoas com transtornos mentais, criticando o antigo modelo manicomial. A principal diretriz dessa reforma é:
Aumentar o número de leitos em hospitais psiquiátricos, incentivando a internação de longa duração como principal forma de tratamento.
Promover o tratamento em liberdade, com base na comunidade, através de serviços como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
Transferir a responsabilidade pelo tratamento exclusivamente para as famílias, sem nenhum apoio do Estado.
Considerar os transtornos mentais como desvios morais que devem ser punidos com isolamento social.
O Carnaval no Brasil é um exemplo de manifestação cultural complexa que envolve música, dança, fantasias e rituais sociais. Em muitas análises, ele é visto como um momento de 'inversão da ordem', onde papéis sociais são temporariamente suspensos ou subvertidos. Essa função social do Carnaval está mais associada à ideia de:
Válvula de escape social, permitindo a liberação de tensões acumuladas de forma controlada.
Coesão social permanente, reforçando as hierarquias existentes durante todo o ano.
Gentrificação cultural, substituindo a cultura local por uma versão comercial para turistas.
Anomia social, representando um colapso completo e duradouro das regras sociais.
A mídia de massa, como a televisão e a internet, desempenha um papel crucial na formação da opinião pública e na difusão de valores culturais. Esse processo, pelo qual a mídia influencia a percepção da realidade e estabelece o que é importante discutir, é conhecido como:
Agendamento (Agenda-setting).
Democratização da informação.
Neutralidade jornalística.
Diversidade de conteúdo.
A Parada do Orgulho LGBT+ é um evento que ocorre anualmente em várias cidades do mundo, incluindo São Paulo, reunindo milhões de pessoas. Além de seu caráter festivo, a Parada tem como principal objetivo político:
Defender a manutenção do modelo de família tradicional como o único válido pela sociedade.
Incentivar a segregação da comunidade LGBT+ em bairros e espaços exclusivos.
Promover o turismo e aquecer a economia local das cidades onde ocorre.
Dar visibilidade à população LGBT+, reivindicar direitos iguais e combater a homofobia e a transfobia.
Um debate público sobre a legalização do aborto no Brasil envolve argumentos de diversas naturezas: religiosos, éticos, de saúde pública e de direitos individuais. A complexidade do tema mostra que a sociedade brasileira é caracterizada por um:
Regime teocrático, onde as leis são baseadas exclusivamente nos dogmas de uma única religião.
Consenso moral absoluto, onde todos compartilham os mesmos valores.
Estado de anomia, onde não existe nenhuma regra ou valor orientando o comportamento das pessoas.
Pluralismo de valores, onde diferentes grupos coexistem com visões de mundo e crenças morais distintas e, por vezes, conflitantes.
Em uma democracia, a existência de diferentes partidos políticos com ideologias e programas de governo distintos é fundamental. Essa característica, que garante a competição de ideias e a possibilidade de alternância no poder, é conhecida como:
Unipartidarismo.
Presidencialismo de coalizão.
Totalitarismo.
Pluralismo político.
O conceito de 'habitus', de Pierre Bourdieu, pode ser entendido como:
A residência ou domicílio de um indivíduo ou grupo social.
Uma escolha de estilo de vida consciente e totalmente livre das influências sociais.
Um sistema de disposições duráveis, uma 'gramática' internalizada que orienta as práticas e percepções dos indivíduos de acordo com sua classe social.
Um conjunto de regras legais que governam o comportamento em sociedade.
Uma comunidade quilombola no interior do Brasil luta pelo reconhecimento oficial de seu território, que seus antepassados ocupam desde o século XIX. Essa luta pelo direito à terra e à preservação de sua cultura e identidade é um exemplo de exercício da:
Assimilação cultural forçada.
Cidadania cultural e direito à memória.
Mobilidade social ascendente.
Gentrificação rural.
A propaganda política utiliza diversas técnicas para persuadir o eleitorado. Quando um anúncio de campanha foca em associar um candidato adversário a imagens e sentimentos negativos (medo, raiva, desconfiança), sem necessariamente debater suas propostas, está utilizando a estratégia de:
Prestação de contas, que mostra as realizações do candidato em mandatos anteriores.
Marketing de conteúdo, que educa o eleitor sobre temas complexos de política pública.
Campanha propositiva, que apresenta soluções detalhadas para os problemas do país.
Campanha negativa ou de ataque, que busca desqualificar o oponente.
A meritocracia é a ideia de que as posições sociais devem ser conquistadas com base no mérito individual (talento, esforço, dedicação). Uma crítica sociológica a essa ideia argumenta que:
A meritocracia é um sistema perfeito, pois garante que os mais capazes sempre ocupem as posições mais importantes.
O esforço individual é o único fator que determina o sucesso de uma pessoa, independentemente de sua origem.
Sociedades meritocráticas tendem a ter uma distribuição de renda perfeitamente igualitária.
O 'ponto de partida' dos indivíduos é desigual, tornando a competição injusta e mascarando privilégios de classe, raça e gênero.
O conceito de 'anomia', desenvolvido por Émile Durkheim, refere-se a uma situação social caracterizada por:
Uma forte coesão social baseada em valores e crenças compartilhados por todos.
A exploração da classe trabalhadora pela burguesia no sistema capitalista.
Um excesso de regras e regulamentação que sufoca a liberdade individual.
Uma ausência ou enfraquecimento das normas sociais, que deixam os indivíduos desorientados e sem referências.
Nos últimos anos, o Brasil tem visto um debate sobre a 'crise de representatividade' das instituições políticas, como o Congresso Nacional. Sociologicamente, essa crise se manifesta quando:
Uma parcela significativa da população não se sente representada pelos políticos eleitos e pelas decisões que eles tomam.
O número de partidos políticos diminui drasticamente, centralizando o poder.
As leis aprovadas pelo Congresso são sempre um reflexo direto e imediato da vontade popular expressa em pesquisas.
A população confia plenamente em seus representantes eleitos e em suas decisões.
O conceito de 'ação social', para Max Weber, é a conduta humana à qual o indivíduo que age atribui um sentido ou significado subjetivo, e que se orienta pela ação de outros. Qual das seguintes situações NÃO é um exemplo de ação social?
Um motorista que para no sinal vermelho para evitar uma colisão com outros carros.
Uma pessoa que abre o guarda-chuva porque começa a chover.
Um candidato que aperta a mão de eleitores durante um comício para ganhar sua simpatia.
Um estudante que levanta a mão em sala de aula para fazer uma pergunta ao professor.
O conceito de 'capital cultural', de Pierre Bourdieu, refere-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades e competências valorizados socialmente, que são adquiridos principalmente através da família e da escola. Qual das seguintes opções é um exemplo de capital cultural?
Ter o hábito de frequentar museus, dominar a norma culta da língua e saber apreciar música clássica.
Ser dono de uma fábrica com muitos empregados.
Possuir uma grande quantia de dinheiro em uma conta bancária.
Ter uma vasta rede de contatos influentes que podem ajudar a conseguir um emprego.
O sistema de castas da Índia tradicional é um exemplo de sistema de estratificação social caracterizado pela:
Alta mobilidade social, onde o status é adquirido pelo esforço individual.
Organização em classes sociais definidas pela relação com os meios de produção, como no capitalismo.
Posição social baseada exclusivamente na posse de bens materiais e riqueza.
Imobilidade social quase total, onde a posição de um indivíduo é atribuída no nascimento e dura por toda a vida.
O clientelismo é uma prática política caracterizada pela troca de favores entre um político (patrono) e seus eleitores (clientes). Qual das seguintes situações exemplifica o clientelismo?
Um grupo de cidadãos que se organiza para reivindicar a construção de um hospital em seu bairro.
Um político que, após eleito, consegue um emprego público para um eleitor em troca do voto e do apoio de sua família.
Um eleitor que vota em um candidato após analisar seu programa de governo e seu histórico político.
Um partido político que defende publicamente uma proposta de aumento do salário mínimo para todos os trabalhadores.
O movimento feminista contemporâneo utiliza o lema 'mexeu com uma, mexeu com todas' para expressar um sentimento de união e apoio mútuo entre as mulheres contra a violência e a discriminação. Esse sentimento de pertencimento a um grupo e a consciência de seus interesses e desafios comuns é chamado de:
Rivalidade.
Sororidade.
Individualismo.
Patriarcado.
As 'ações afirmativas', como as cotas raciais em universidades públicas, são políticas públicas que visam combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidades. O principal argumento sociológico em favor dessas políticas é que elas:
Representam uma forma de 'racismo reverso', discriminando a população branca.
São desnecessárias, pois a discriminação racial não existe mais na sociedade brasileira.
Buscam corrigir desigualdades históricas e estruturais que colocam grupos racializados em desvantagem na competição por vagas.
Aumentam a meritocracia, pois garantem que apenas os alunos mais bem preparados ingressem na universidade.
A democracia direta, praticada na Grécia Antiga, permitia que os cidadãos participassem diretamente das decisões políticas na Ágora. Nas democracias modernas, que possuem populações muito maiores, o modelo predominante é a democracia representativa. No entanto, existem mecanismos que permitem uma participação mais direta do cidadão. Qual dos seguintes é um exemplo de mecanismo de democracia direta em um sistema representativo?
Filiar-se a um partido político para escolher os candidatos que concorrerão nas eleições.
Participar de um plebiscito para decidir sobre a proibição da venda de armas de fogo.
Assistir a uma sessão da Câmara de Vereadores pela televisão ou pela internet.
Eleger um deputado federal para representar os interesses do seu estado no Congresso.
A transição de um modelo de produção fordista para um modelo pós-fordista (ou flexível) no mundo do trabalho acarretou mudanças significativas. Qual das alternativas abaixo descreve uma característica central do modelo pós-fordista?
O fortalecimento dos sindicatos e a expansão dos direitos trabalhistas garantidos pelo Estado.
A ênfase na especialização extrema do trabalhador, que realiza a mesma tarefa repetitiva por anos.
A produção em massa de produtos padronizados e a estabilidade no emprego com contratos de longo prazo.
A flexibilização dos contratos de trabalho, a produção 'just-in-time' e a exigência de trabalhadores polivalentes.
'Fake news' (notícias falsas) são conteúdos deliberadamente falsos criados para se parecer com notícias reais, com o objetivo de enganar e manipular a opinião pública. O impacto sociológico da disseminação em massa de fake news, especialmente através das redes sociais, inclui:
A diminuição do interesse da população por assuntos políticos, levando a uma apatia generalizada.
A polarização política e a erosão da confiança social, criando 'bolhas' de realidade onde fatos objetivos são desacreditados.
A criação de um debate público mais informado e baseado em evidências factuais.
O fortalecimento da confiança nas instituições tradicionais, como a imprensa profissional e a ciência.
A favela, como espaço de moradia nas cidades brasileiras, é frequentemente alvo de estigmas e preconceitos que a associam unicamente à violência e à carência. No entanto, uma análise sociológica mais aprofundada revela que esses territórios também são espaços de:
Isolamento total em relação ao resto da cidade, sem nenhuma troca ou conexão.
Riqueza cultural, redes de solidariedade e estratégias de sobrevivência criativas.
Completa ausência de organização social e de regras de convivência.
Homogeneidade social, onde todos os moradores possuem a mesma renda e profissão.
A opinião pública não é um bloco monolítico; ela é formada por diferentes correntes de pensamento e pode ser influenciada por diversos fatores. Em uma sociedade democrática, a existência de uma imprensa livre e diversificada é considerada essencial para a formação de uma opinião pública crítica porque:
Elimina a necessidade de debate político, pois a mídia já apresenta as conclusões prontas para o público.
Expõe os cidadãos a diferentes pontos de vista e informações, permitindo que eles formem seu próprio julgamento de forma mais autônoma.
Garante que apenas uma versão dos fatos, a correta, seja divulgada para evitar confusão.
Permite que o governo controle toda a informação que chega aos cidadãos, garantindo o consenso.
As pesquisas de intenção de voto, divulgadas amplamente pela mídia durante os períodos eleitorais, podem influenciar o comportamento dos eleitores. Um dos efeitos possíveis é o 'voto útil', que ocorre quando um eleitor:
Vota no mesmo candidato em que votou na eleição anterior, por lealdade partidária.
Vota em um candidato em quem acredita, mesmo que ele não tenha chances de vencer.
Escolhe um candidato menos preferido, mas com mais chances de vencer, para evitar a vitória de um terceiro candidato que ele rejeita ainda mais.
Decide anular seu voto como forma de protesto contra todos os candidatos.
O processo de globalização, intensificado nas últimas décadas, é multifacetado. Na dimensão econômica, uma de suas principais características é:
A diminuição do poder das empresas multinacionais e o foco em mercados locais.
A crescente interligação das economias nacionais através do aumento dos fluxos de capital, mercadorias e serviços.
A completa igualdade econômica entre todas as nações do globo.
O fortalecimento de barreiras comerciais e o protecionismo entre os países.
A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, não foi apenas uma transformação tecnológica, mas também uma profunda revolução social. Uma de suas principais consequências sociais foi:
A redução drástica da jornada de trabalho e a melhoria imediata das condições de vida dos trabalhadores.
O fortalecimento da produção artesanal e das corporações de ofício nas cidades.
A diminuição das cidades e o retorno da maior parte da população para o campo (êxodo urbano).
A consolidação da burguesia industrial como classe dominante e o surgimento do proletariado urbano.
A expressão 'teto de vidro' (glass ceiling) é uma metáfora utilizada nos estudos sobre gênero e trabalho para descrever:
Uma barreira invisível que impede que mulheres qualificadas ascendam aos cargos mais altos de liderança em uma organização.
O piso salarial mínimo estabelecido por lei para uma determinada categoria profissional.
A transparência nas políticas de promoção e salários dentro das empresas.
A tendência de mulheres e homens se concentrarem em profissões diferentes no mercado de trabalho.
A prática de bullying nas escolas, que envolve agressões físicas ou psicológicas repetitivas contra um ou mais colegas, pode ser analisada sociologicamente como um fenômeno que:
Reflete e reproduz, no microcosmo escolar, relações de poder, estigmatização e busca por status presentes na sociedade mais ampla.
É uma brincadeira inofensiva e natural da idade, sem maiores consequências sociais.
Ocorre exclusivamente por problemas psicológicos individuais do agressor, sem nenhuma influência do ambiente social.
É um problema restrito a escolas de baixa renda, não ocorrendo em instituições de elite.
O desmatamento na Amazônia para a expansão da agropecuária e da mineração gera lucros para certos setores econômicos, mas, ao mesmo tempo, causa perda de biodiversidade, contribui para as mudanças climáticas e afeta os modos de vida de povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Esse tipo de conflito evidencia a tensão entre:
Globalização e tradições locais.
Cultura erudita e cultura popular.
Desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Setor público e setor privado.
O conceito de 'uberização' do trabalho refere-se a um novo tipo de relação laboral mediada por plataformas digitais. Uma das principais consequências sociais desse modelo é:
A expansão de direitos trabalhistas como férias remuneradas, 13º salário e licença médica para todos os motoristas e entregadores.
A transferência de riscos e custos (manutenção do veículo, combustível, acidentes) do empregador para o trabalhador individual.
O fortalecimento da organização coletiva dos trabalhadores em sindicatos fortes e centralizados.
O aumento da segurança e da estabilidade financeira para os trabalhadores, que se tornam seus próprios chefes.
O Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é uma das maiores festas religiosas do Brasil, reunindo milhões de fiéis todos os anos. Para a sociologia, esse tipo de evento pode ser analisado como um fenômeno de 'efervescência coletiva', conceito de Émile Durkheim, porque:
É uma festa puramente individualista, onde cada um participa por seus próprios motivos, sem interação com os outros.
É um evento que gera conflitos e a desintegração da comunidade local.
É uma manifestação cultural que está em rápido processo de desaparecimento.
É um momento de intensa comunhão social, onde os indivíduos se sentem parte de algo maior e a identidade do grupo é reforçada.
A 'divisão social do trabalho', um tema central para autores clássicos como Durkheim e Marx, refere-se à:
Distribuição de tarefas domésticas de forma igualitária entre homens e mulheres.
Criação de leis trabalhistas que garantem um dia de descanso semanal.
Especialização de tarefas e funções diferentes entre os membros de uma sociedade.
Separação física entre o local de trabalho e a residência do trabalhador.
O conceito de 'violência simbólica', de Pierre Bourdieu, refere-se a uma forma de violência que:
É praticada apenas por meio de símbolos religiosos em rituais específicos.
É exercida com o consentimento daquele que a sofre, que não a percebe como violência, mas como algo natural.
É uma ameaça de violência que nunca chega a se concretizar.
Utiliza a força física para causar dano corporal a uma pessoa.
A afirmação 'O Brasil é um país miscigenado, onde as raças se misturam harmoniosamente, e, portanto, não existe racismo' expressa uma ideia conhecida como:
Democracia racial.
Segregação racial.
Ação afirmativa.
Racismo estrutural.
A expansão das igrejas neopentecostais no Brasil, especialmente entre as camadas mais pobres da população, é um fenômeno social complexo. Uma das explicações sociológicas para esse crescimento está no fato de que essas igrejas oferecem:
Uma teologia que condena a busca por riqueza material e prega o conformismo com a pobreza.
Uma rede de apoio social e um senso de comunidade e pertencimento para indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Uma forte crítica ao sistema capitalista e um chamado à revolução social.
Apenas rituais religiosos complexos e de difícil compreensão para a maioria da população.
Max Weber define o Estado como a instituição que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. De acordo com essa definição, qual das seguintes ações é um exercício desse monopólio?
Um grupo de vizinhos que se organiza para patrulhar as ruas do bairro por conta própria.
A ação da polícia para prender um suspeito de acordo com a lei e com um mandado judicial.
Uma empresa de segurança privada que é contratada para proteger um condomínio.
Um cidadão que reage a um assalto e imobiliza o criminoso usando a força.
Em um debate sobre a redução da maioridade penal, um dos argumentos contrários à medida é que ela não resolveria o problema da criminalidade juvenil, pois as causas desta estariam ligadas à desigualdade social, à falta de acesso à educação e à desestruturação familiar. Essa perspectiva sociológica enfatiza que o comportamento individual (o ato infracional) é fortemente influenciado por:
Falta de punição severa como único fator de dissuasão.
Fatores puramente biológicos e genéticos.
Escolhas morais completamente livres e desvinculadas do meio.
Condicionantes sociais e estruturais.
A 'sociedade de consumo' é um termo que descreve uma ordem social em que o consumo de bens e serviços se torna uma atividade central, moldando identidades e relações sociais. Uma característica fundamental dessa sociedade é:
A produção é voltada para a durabilidade dos produtos, que são feitos para durar gerações.
O status social é definido pela sabedoria e pela idade, e não pelos bens que a pessoa possui.
As pessoas compram apenas o que é estritamente necessário para sua sobrevivência.
A publicidade e o marketing criam constantemente novas necessidades e desejos, incentivando o descarte e a compra de novos produtos.
Segundo a teoria das três formas de dominação legítima de Max Weber, a autoridade de um líder populista, carismático, que mobiliza as massas por meio de seu apelo pessoal e de suas qualidades extraordinárias percebidas, baseia-se na:
Dominação tradicional, baseada no costume e na herança.
Dominação carismática, baseada na devoção pessoal ao líder e em suas qualidades excepcionais.
Dominação econômica, baseada no controle dos meios de produção.
Dominação racional-legal, baseada na crença na validade das leis e da burocracia.
A Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885) foram medidas aprovadas no Brasil durante o processo de abolição da escravatura. Do ponto de vista dos interesses da elite agrária da época, essas leis podem ser vistas como uma estratégia para:
Adiar a abolição completa e definitiva da escravidão, fazendo concessões graduais para acalmar as pressões internas e externas.
Garantir a imediata integração social e econômica dos ex-escravizados, oferecendo-lhes terras e educação.
Importar mão de obra escravizada da Ásia para substituir os trabalhadores africanos e afro-brasileiros.
Acelerar ao máximo a libertação de todos os escravizados, promovendo uma reforma social radical e imediata.
O conceito de 'interseccionalidade' propõe que as diferentes formas de opressão social (como racismo, machismo e homofobia) não podem ser entendidas de forma isolada. Segundo essa perspectiva, a experiência de uma mulher negra e lésbica:
É simplesmente a soma da experiência de ser mulher, ser negra e ser lésbica, sem nenhuma interação entre essas identidades.
É idêntica à de todas as outras mulheres, pois o machismo afeta a todas da mesma forma.
Cria uma experiência única de opressão e discriminação que é diferente da experiência de um homem negro ou de uma mulher branca.
É principalmente definida pela sua classe social, sendo as outras identidades secundárias e pouco relevantes.
A burocracia, no sentido sociológico definido por Max Weber, é uma forma de organização baseada na racionalidade e na eficiência. Qual das seguintes opções é uma característica central do tipo ideal de burocracia weberiana?
Decisões baseadas em relações pessoais, favoritismo e nepotismo.
Regras e procedimentos informais, que mudam de acordo com a situação.
Contratação de funcionários com base em sua lealdade pessoal ao chefe.
Hierarquia clara, impessoalidade nas relações e especialização de funções.
A expressão 'quarto poder' é frequentemente usada para se referir à imprensa e à mídia em geral. Essa metáfora sugere que a mídia exerce poder na sociedade ao:
Atuar como um poder formalmente constituído, com capacidade de legislar e julgar.
Fiscalizar os outros poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), denunciando abusos e informando o público.
Controlar diretamente a economia do país, definindo as taxas de juros e a inflação.
Substituir a necessidade de eleições, escolhendo diretamente os governantes.
O conceito de 'laicidade do Estado' estabelece que o governo não deve adotar nenhuma religião oficial e deve manter-se neutro em matéria religiosa. Qual é a principal implicação desse princípio para as políticas públicas?
As leis e políticas do país devem ser baseadas em dogmas e doutrinas de uma religião majoritária.
As escolas públicas devem obrigatoriamente incluir o ensino religioso de uma fé específica em seu currículo.
O governo deve proibir todas e quaisquer manifestações religiosas em espaços públicos.
O Estado deve garantir a liberdade de crença e de não crença a todos os cidadãos, sem privilegiar nenhum grupo religioso.
Os rolezinhos, encontros de jovens da periferia em shoppings centers, geraram grande debate no Brasil há alguns anos. A reação de parte da administração dos shoppings e de alguns frequentadores, que buscaram proibir ou reprimir esses encontros, pode ser interpretada como uma manifestação de:
Preocupação legítima com a superlotação, sem nenhum componente de discriminação social.
Incentivo ao empreendedorismo juvenil, oferecendo oportunidades de trabalho aos jovens nos shoppings.
Acolhimento e celebração da diversidade cultural e social nos espaços de consumo.
Preconceito de classe e racial, e o medo da presença de jovens pobres e negros em espaços considerados de elite.
Qual das seguintes opções descreve melhor a diferença entre 'cultura erudita' e 'cultura popular' no contexto sociológico?
Cultura erudita é associada às classes dominantes e a instituições formais de saber, enquanto a cultura popular emerge de tradições e práticas do povo.
Cultura erudita é produzida para a exportação, enquanto a cultura popular é consumida apenas localmente.
Cultura erudita é inerentemente mais complexa e de maior qualidade artística que a cultura popular.
Cultura erudita refere-se a manifestações do passado, enquanto a cultura popular diz respeito apenas a produções contemporâneas.
A solidariedade mecânica, conceito de Émile Durkheim, é o tipo de coesão social que predomina em sociedades:
Modernas, industriais e complexas, com alta divisão do trabalho social.
Globalizadas, conectadas por tecnologias de informação e comunicação.
Tradicionais, de pequena escala e com pouca diferenciação social, como clãs ou aldeias.
Anômicas, que perderam completamente seus laços de união social.
Os 'grupos de pressão' ou 'lobbies' são organizações que buscam influenciar as decisões do poder público para atender a seus interesses específicos. Qual é a principal diferença entre um grupo de pressão e um partido político?
Grupos de pressão representam interesses de toda a sociedade, enquanto partidos representam apenas interesses específicos.
Partidos políticos buscam conquistar o poder e governar, enquanto grupos de pressão buscam apenas influenciar quem está no poder.
Grupos de pressão atuam de forma ilegal, enquanto partidos políticos são sempre legalizados.
Partidos políticos não podem receber financiamento, enquanto grupos de pressão são financiados por grandes empresas.
A culinária brasileira é marcada pela fusão de elementos indígenas, africanos e europeus. A feijoada, por exemplo, é frequentemente citada como um prato que combina influências desses três continentes. Esse fenômeno de mistura e reinterpretação de diferentes traços culturais é um exemplo de:
Hibridismo cultural, pois resulta da combinação e interação entre diferentes culturas, gerando novas manifestações.
Segregação cultural, pois mantém os elementos de cada cultura estritamente separados no prato final.
Globalização cultural, pois reflete uma tendência mundial de homogeneização dos costumes.
Imperialismo cultural, pois demonstra a imposição da cultura europeia sobre as demais.
O conceito de 'ideologia', em uma perspectiva crítica inspirada em Marx, pode ser entendido como:
As crenças pessoais de um indivíduo, que não têm relação com a estrutura social.
Um conjunto de ideias e valores neutros que descrevem a realidade de forma objetiva.
Qualquer programa de um partido político durante uma campanha eleitoral.
Um sistema de ideias e representações que serve para justificar e legitimar a dominação de uma classe social sobre outra.
A Constituição de 1988, conhecida como 'Constituição Cidadã', foi um marco na história do Brasil por ampliar significativamente o rol de direitos e garantias fundamentais. A garantia do direito à saúde, à educação e à previdência social para todos os brasileiros materializa o conceito de:
Direitos civis, que garantem a liberdade individual perante o Estado.
Direitos difusos, que pertencem a grupos indeterminados de pessoas, como o direito ao meio ambiente.
Direitos políticos, que garantem a participação nas decisões do governo.
Direitos sociais, que buscam garantir condições mínimas de vida digna para os cidadãos.
A língua portuguesa falada no Brasil possui diversas variações regionais (sotaques, gírias, expressões). A atitude de considerar o dialeto de uma região como 'correto' e os demais como 'errados' ou 'inferiores' é um exemplo de:
Diversidade cultural.
Norma culta.
Preconceito linguístico.
Plurilinguismo.
O 'voto de cabresto' foi uma prática muito comum durante a República Velha no Brasil (1889-1930), no contexto do coronelismo. Essa prática consistia em:
Os coronéis (grandes latifundiários) forçarem os eleitores sob sua dependência a votarem nos candidatos por eles indicados.
Os candidatos serem escolhidos por sorteio público, garantindo a igualdade de chances a todos.
Os eleitores votarem em cédulas de papel sem a identificação do candidato, de forma aleatória.
Os cidadãos votarem de forma livre e secreta, de acordo com sua consciência, em urnas eletrônicas seguras.
A pobreza menstrual, definida como a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, saneamento básico e educação sobre o tema, é um problema que afeta milhões de meninas e mulheres no Brasil, impactando sua saúde, educação e dignidade. Essa questão evidencia a intersecção entre desigualdades de:
Etnia e nacionalidade.
Geração e localização geográfica.
Gênero e classe social.
Capacidade física e orientação sexual.
O funk carioca, muitas vezes estigmatizado por certos setores da sociedade, representa uma importante manifestação da identidade cultural de jovens de comunidades periféricas do Rio de Janeiro. A análise desse fenômeno sob uma ótica que busca compreender seus significados, suas funções sociais e sua estética própria, sem julgamentos de valor, alinha-se à perspectiva sociológica do:
Positivismo.
Darwinismo social.
Relativismo cultural.
Etnocentrismo.
Movimentos sociais como o #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam) e o movimento negro no Brasil ganharam grande visibilidade ao utilizar a internet e as redes sociais para organizar protestos, difundir informações e denunciar a violência policial. Esse uso da tecnologia para fins de ativismo político é conhecido como:
Marketing digital.
Governo eletrônico.
Ciberativismo.
Inclusão digital.
A 'indústria cultural', conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer, da Escola de Frankfurt, critica um modelo de produção cultural específico. Qual é a principal característica desse modelo?
A produção de arte e cultura como mercadorias, visando ao lucro e à massificação do consumo.
O financiamento da cultura exclusivamente pelo Estado, com fins de propaganda política.
A preservação de tradições folclóricas autênticas e sua difusão para um público restrito.
A valorização da criatividade individual e da originalidade artística acima de tudo.
A escola, como instituição social, cumpre não apenas a função manifesta de transmitir conhecimento formal (conteúdo das disciplinas), mas também uma função latente. Qual das alternativas abaixo descreve uma função latente da escola?
Conceder diplomas e certificados de conclusão.
Socializar os indivíduos em uma hierarquia, ensinando-os a obedecer regras e a competir.
Organizar o calendário de aulas e avaliações.
Ensinar matemática, história e ciências.
Um influenciador digital com milhões de seguidores posta uma foto usando uma determinada marca de roupa. Em pouco tempo, a procura por aquela peça aumenta exponencialmente nas lojas. Esse fenômeno demonstra o poder da mídia e de novos atores sociais na:
Preservação de técnicas de costura artesanais e tradicionais.
Legislação sobre o mercado da moda e publicidade.
Distribuição de renda de forma mais igualitária na sociedade.
Formação de hábitos de consumo e na construção de identidades.
A crescente preocupação com a sustentabilidade e os impactos ambientais da produção de alimentos tem levado ao surgimento de movimentos como o 'slow food'. Em oposição ao 'fast food', o 'slow food' defende:
A padronização global dos alimentos para garantir a mesma qualidade em qualquer lugar do mundo.
A valorização da comida local, da biodiversidade, das tradições culinárias e do prazer de comer com calma.
O consumo de alimentos ultraprocessados pela sua praticidade e baixo custo.
A aceleração dos processos de produção agrícola através do uso intensivo de agrotóxicos e transgênicos.
A participação em um 'tribunal do crime', organizado por facções criminosas dentro e fora dos presídios para julgar e punir membros da comunidade ou do próprio grupo, representa a existência de:
Uma manifestação cultural inofensiva, sem poder real de coerção ou violência.
Um poder paralelo que usurpa a função do Estado de julgar e punir, exercendo o monopólio da força em um determinado território.
Uma forma de exercício da cidadania, em que a comunidade se organiza para aplicar a lei de forma democrática.
Uma parceria oficial entre o Poder Judiciário e os grupos criminosos para acelerar os processos legais.
Quando um grupo de imigrantes se estabelece em um novo país e, ao longo de gerações, seus descendentes passam a adotar majoritariamente a língua, os costumes e os valores da sociedade de acolhimento, perdendo muitos dos traços culturais de seus antepassados, ocorre um processo conhecido como:
Socialização primária.
Multiculturalismo.
Assimilação cultural.
Etnogênese.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos mais conhecidos movimentos sociais do Brasil. Sua principal bandeira de luta é a:
Implementação da reforma agrária e a democratização do acesso à terra.
Promoção do agronegócio de exportação como principal modelo de desenvolvimento para o campo.
Luta pelo fim da demarcação de terras indígenas e quilombolas no país.
Defesa dos direitos dos consumidores urbanos contra o aumento dos preços dos alimentos.
Qual das seguintes instituições é considerada o principal agente da socialização primária do indivíduo?
A escola.
A família.
O Estado.
A mídia.
Um turista brasileiro visita uma comunidade indígena e, ao observar um ritual religioso que lhe parece estranho, comenta com um amigo: 'É incrível como eles são primitivos e supersticiosos. Nossas práticas religiosas são muito mais evoluídas'. Essa atitude exemplifica diretamente o conceito de:
Relativismo cultural, pois ele está comparando duas culturas diferentes.
Etnocentrismo, pois ele julga a outra cultura a partir dos valores da sua própria, considerando-a inferior.
Sincretismo religioso, pois ele tenta misturar elementos das duas religiões para entendê-las.
Diversidade cultural, pois ele reconhece que existem práticas diferentes da sua.
O conceito de cidadania evoluiu historicamente. A tipologia clássica de T.H. Marshall divide a cidadania em três dimensões: civil, política e social. A conquista do sufrágio universal (direito de voto para todos, independentemente de renda, gênero ou raça) corresponde à dimensão:
Cultural.
Social.
Política.
Civil.
A obsolescência programada é uma estratégia de produção industrial que consiste em:
Criar produtos com a máxima durabilidade possível, utilizando os materiais mais resistentes disponíveis.
Projetar deliberadamente produtos para que se tornem obsoletos ou parem de funcionar após um período de tempo específico, incentivando a recompra.
Focar na produção de bens de capital (máquinas) em vez de bens de consumo para a população em geral.
Oferecer atualizações de software gratuitas e contínuas para manter os aparelhos eletrônicos sempre funcionais.
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