Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 1

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2014. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Você também pode:

Pergunta 1

Maria da Penha

Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[…]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
[…]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”

ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

A)

mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.

B)

formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.

C)

relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.

D)

violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.

E)

ingestão excessiva de álcool pelos homens.

Como resolver?

Pergunta 2

Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.

CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).

O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à

A)

inserção das mulheres em atividades tradicionalmente masculinas.

B)

ambição das mulheres em ocupar lugar preponderante na sociedade.

C)

possibilidade de mobilidade social das mulheres na indústria têxtil medieval.

D)

exploração das mulheres nas manufaturas têxteis no mundo urbano medieval.

E)

servidão feminina como tipo de mão de obra vigente nas tecelagens europeias.

Como resolver?

Pergunta 3

Banco de preguntas
Banco de preguntas

As figuras indicam mudanças no universo feminino, como a

A)

decadência da Monarquia, revelada pela aparição solitária e informal das nobres.

B)

redução na escolaridade, simbolizada pela vida dinâmica e sem dedicação à leitura.

C)

ampliação do status, conferida pela passagem do local rústico para os jardins do palácio.

D)

inclusão na política, representada pela diferença entre o espaço privado e o espaço público.

E)

valorização do corpo, salientada pelo uso de roupas mais curtas e pela postura mais relaxada.

Como resolver?

Pergunta 4

Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: “Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho”. Livres os negros, as cidades seriam invadidas por “turbas ignaras”, “gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade”. A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das ações afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação.

GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009.

O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são

A)

politicamente ignoradas.

B)

socialmente justificadas.

C)

culturalmente qualificadas.

D)

historicamente equivocadas.

E)

economicamente fundamentadas.

Como resolver?

Pergunta 5

O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de “civilização” industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento.

TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997.

Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

A)

estímulo da luta política.

B)

adoção da ideologia marxista.

C)

coletivização dos meios de produção.

D)

aprofundamento dos conflitos sociais.

E)

intensificação do crescimento econômico.

Como resolver?

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