Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 1

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Você também pode:

Pergunta 1

Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a

A)

ascensão dos “homens bons”.

B)

restrição dos direitos políticos.

C)

superação dos currais eleitorais.

D)

afirmação do eleitorado monarquista

E)

ampliação da representação popular.

Como resolver?

Pergunta 2

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

 

 

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)

A)

desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.

B)

O controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.

C)

O subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.

D)

ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.

E)

demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.

Como resolver?

Pergunta 3

A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que:

A)

essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.

B)

O esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.

C)

O essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.

D)

O esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.

E)

O essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

Como resolver?

Pergunta 4

TEXTO I

Os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.

Disponível em: www.repository.utl.pt. Acesso em: 29 jul. 2012.

Banco de preguntas

As imagens representam as geleiras da Groenlândia, que sofreram e sofrem impactos, resultantes do(a):

A)

ilha de calor.

B)

chuva ácida.

C)

erosão eólica.

D)

inversão térmica.

E)

aquecimento global.

Como resolver?

Pergunta 5

A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às vezes de dependência, às vezes de conflito, são as que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.

 

GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004

No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva a seguinte transformação na atividade agrícola:

A)

Ampliação de políticas de financiamento voltadas para a produção de transgênicos.

B)

O Modernização do modo de produção focado na alta produtividade da terra.

C)

O Expansão do agronegócio relacionado ao mercado consumidor externo.

D)

O Promoção de práticas destinadas à conservação de recursos naturais.

E)

O Inserção de modelos orientados ao uso intensivo de agroquímicos.

Como resolver?

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