Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM 2009 Grátis - Teste Seus Conhecimentos | Página 1

Creado por: juanbacan

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Pergunta 1

A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece
há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.

BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima,carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

A)

reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

B)

promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

C)

reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

D)

aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

E)

remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

Como resolver?

Pergunta 2

Analise a figura.

Banco de preguntas

Supondo que seja necessário dar um título para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria:

A)

Concentração média de álcool no sangue ao longo do dia.

B)

Variação da frequência da ingestão de álcool ao longo das horas.

C)

Concentração mínima de álcool no sangue a partir de diferentes dosagens.

D)

Estimativa de tempo necessário para metabolizar diferentes quantidades de álcool.

E)

Representação gráfica da distribuição de frequência de álcool em determinada hora do dia.

Como resolver?

Pergunta 3

Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

A)

induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

B)

ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

C)

produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

D)

ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

E)

estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Como resolver?

Pergunta 4

Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

A)

os genótipos e os fenótipos idênticos.

B)

os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

C)

diferenças nos genótipos e fenótipos.

D)

o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

E)

o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

Como resolver?

Pergunta 5

Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.

A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que

A)

Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.

B)

Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.

C)

Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.

D)

Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.

E)

Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.

Como resolver?

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