TEXTO I
Inicie a simulação, serão geradas perguntas aleatórias segundo o simulador que você tenha selecionado.
Cada pergunta conta com quatro opções de resposta e você só poderá selecionar uma alternativa por pergunta ou não selecionar nenhuma.
Lembre-se de que você tem um tempo determinado para finalizar a tentativa. Quando estiver seguro, clique em finalizar simulação.
Visualize a pontuação obtida, suas respostas e a solução. Se desejar tente novamente.
TEXTO I
TEXTO II
O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.
Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)
A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que
as formas de criticar obras do passado se repetem.
a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2120, ano 42, n° 27, 8 jul. 2009.
Considerando a autoria e a seleção lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto é
informar os consumidores em geral sobre a atuação do Conar.
conscientizar publicitários do compromisso ético ao elaborar suas peças publicitárias.
alertar chefes de família, para que eles fiscalizem o conteúdo das propagandas veiculadas pela mídia.
chamar a atenção de empresários e anunciantes em geral para suas responsabilidades ao contratarem publicitários sem ética.
chamar a atenção de empresas para os efeitos nocivos que elas podem causar à sociedade, se compactuarem com propagandas enganosas.
A obra 'Invenção da Cor, Pene-trável Magic Square # 5, De Luxe', de Hélio Oiticica, convida o espectador a entrar em um labirinto de painéis coloridos. A experiência da cor deixa de ser apenas visual e se torna também espacial e corporal. Essa proposta é característica do movimento:
Cubista, que representava os objetos a partir de múltiplos pontos de vista em uma superfície plana.
Neoconcretista, que buscava a superação do quadro e a integração da arte com a experiência vital.
Impressionista, focado no registro da luz e da atmosfera em pinturas ao ar livre.
Surrealista, que explorava o universo do sonho e do inconsciente por meio de imagens figurativas.
A rede é, antes de tudo, um instrumento de comunicação entre pessoas, um laço virtual em que as comunidades auxiliam seus membros a aprender o que querem saber. Os dados não representam senão a matéria-prima de um processo intelectual e social vivo, altamente elaborado. Enfim, toda inteligência coletiva do mundo jamais dispensará a inteligência pessoal, o esforço individual e o tempo necessário para aprender, pesquisar, avaliar e integrar-se a diversas comunidades, sejam elas virtuais ou não. A rede jamais pensará em seu lugar, fique tranquilo.
LÉVY, P. A máquina universo: criação, cognição e cultura
informática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
No contexto das novas tecnologias de informação e comunicação, a circulação de saberes depende da
otimização do tempo.
confiabilidade dos sites.
contribuição dos usuários.
quantidade de informação.
colaboração de intelectuais.
En la Patagonia (Argentina/Chile), el mate a veces se bebe 'amargo', es decir, sin añadirle azúcar. Esta preferencia está asociada a un gusto más tradicional y a la idea de que el azúcar:
Enmascara el verdadero sabor de la yerba mate.
Es un ingrediente esencial en la preparación original.
Mejora las propiedades digestivas de la yerba.
Ayuda a soportar las altas temperaturas del verano.
As redes sociais permitem que seus usuários facilmente compartilhem entre si ideias e opiniões. Na tirinha, há um tom de crítica àqueles que
fazem uso inadequado das redes sociais para criticar o mundo.
são usuários de redes sociais e têm seus desejos atendidos.
se supõem críticos, porém não apresentam ação efetiva.
são usuários das redes sociais e não criticam o mundo.
se esforçam para promover mudanças no mundo.
O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções.
Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a):
justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
La expresión 'estar entre la espada y la pared' describe una situación en la que una persona:
Está participando en una clase de esgrima.
Tiene muchas opciones diferentes para elegir.
Está en un dilema, forzada a elegir entre dos opciones igualmente malas.
Se encuentra en una posición de gran poder y seguridad.
revolta com a falta de sorte.
gosto pela prática da leitura.
receio pelo futuro do casamento.
entusiasmo com os livros de terror.
rejeição ao novo tipo de residência.
Convergencia tecnológica y participación popular
Se están cumpliendo 20 años del “boom” de las radios comunitarias en Argentina, que entre 1985 y 1990 sorprendió al país con la creación de casi 3 mil radios de baja potencia. Estas emisoras lograron, en poco tiempo, abrir los micrófonos a miles de radialistas populares, a la participación del vecindario y de la gente común e influir sustancialmente en la programación radial comercial, con la creación de nuevos formatos en los que tenía un papel central la opinión ciudadana, sin jerarquías ni condicionamientos. Siendo la radio en Argentina el medio más popular y con un alto grado de credibilidad por parte del público, las emisoras comunitarias jugaron un rol fundamental para el fortalecimiento del debate democrático en el país.
PLOU, D. S. América Latina en Movimiento, n. 421, jun. 2007. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).
O texto destaca a importância das emissoras de rádio comunitárias na Argentina. Considerando especificamente a época do denominado boom, as emissoras populares
criaram milhares de fontes de emprego para radialistas.
surpreenderam o país com a oferta de rádios de baixo custo.
convocaram a comunidade para a participação em comerciais.
incutiram um novo paradigma centralizado na opinião pública.
tiveram um papel preponderante no condicionamento dos ouvintes.
Inverno! Inverno! Inverno!
Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida.
Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem.
POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013
Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa
imprecisão no sentido dos vocábulos.
dramaticidade como elemento expressivo.
subjetividade em oposição à verossimilhança.
valorização da imagem com efeito persuasivo.
plasticidade verbal vinculada à cadência melódica.
Evanildo Bechara prepara a sua aposentadoria de pouco em pouco, como se a adiasse ao máximo. Aos 95 anos, o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) alcançou um status de astro pop no mundo da filologia e da gramática. Quando ainda tinha saúde para viagens mais longas, o filólogo lotava plateias em suas palestras na Europa e no Brasil, que não raro terminavam com filas para selfies.
A idade acentuou o lado “cientista” e professoral de Bechara, que adota um tom técnico na conversa até mesmo diante das perguntas mais pessoais. — “Qual o seu tipo preferido de leitura?”. — “A minha leitura está dividida em duas partes, a científica e a literária, estabelecendo uma relação de causa e efeito entre elas.” — responde.
Ainda adolescente, Bechara descobriu a lexicologia. Um “novo mundo” se abriu para o pernambucano, que se mantém atento às metamorfoses do nosso idioma. Seu colega de ABL, o filólogo Ricardo Cavaliere, se lembra de quando deu carona para o mestre e este encucou com os estrangeirismos do aplicativo de navegação instalado no veículo. — “A vozinha do aplicativo avisou que havia um radar de velocidade ‘reportado’ à frente”, lembra Cavaliere. — “Esse ‘reportado’ é uma importação, né?”, notou Bechara.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 3 jan. 2024 (adaptado).
Nesse texto, as falas atribuídas a Evanildo Bechara são representativas da variedade linguística
situacional, pois o contexto exige o uso da linguagem formal.
regional, pois ele traz marcas do falar de seu local de nascimento.
sociocultural, pois sua formação pressupõe o uso de linguagem rebuscada.
geracional, pois ele emprega termos característicos de sua faixa etária.
ocupacional, pois ele faz uso de termos específicos de sua área de atuação.
A emissão de gases tóxicos na atmosfera traz diversas consequências para nosso planeta. De acordo com o gráfico, retirado do texto Global warming is an international issue, observa-se que
as queimadas poluem um pouco mais do que os combustíveis usados nos meios de transporte.
as residências e comércios são os menores emissores de gases de efeito estufa na atmosfera.
o processo de tratamento de água contribui para a emissão de gases poluentes no planeta.
os combustíveis utilizados nos meios de transportes poluem mais do que as indústrias.
os maiores emissores de gases de efeito estufa na atmosfera são as usinas elétricas.
Movie: Hijras – The Third Gender
Director: Devika Urvashi Bhisé
Duration: 29 minutes
Hijras are the outcastes of Indian society and live on its fringes. These eunuchs (originally only castrated males) were once employed by sultans and maharajas to guard the women in their harems. Now shunned by society, they are treated with less respect than the Dalits, or untouchables. Considered neither men nor women, Hijras have no constitutional rights. Currently, there is an ongoing debate in India regarding whether or not they should be granted the status of a third gender.
Most hijras are genetically born as men, but believe they are women within. The rest are hermaphrodites with some abnormality in genitalia. For those born men, becoming a hijra is a painful process that involves removing the entire genitalia in a secret ceremony that is often undergone without any anesthetic.
Currently, most hijras have only three ways in which they can make a living: prostitution, begging, and as performing shamans removing bad luck and/or spells from suspicious Indian households. Sex work is one of the only options for hijras because there are few employment opportunities available to them. Hijras are most commonly seen knocking on car windows, begging for money at stoplights. Although hijras are feared for their dissimilarities, they are also revered for their alleged mystical abilities. Most Indian families seek their blessings during any auspicious ceremony such as a birth, a wedding, or the building of a new house.
As pariahs of society, they are subjected to prejudice that is often translated into verbal abuse, humiliation, extreme discrimination, and violence in public as well as private venues. I have documented a short film to create awareness of the plight of this segment of society and allow their voices to be heard. I was privileged to share this community’s inner life and have tried to capture its stark reality as a friend rather than a voyeur. The filming took place from June 2008 to September 2008 in various cities and locations in India.
Disponível em: www.engendered.org. Acesso em: 25 fev. 2012.
O filme Hijras – The Third Gender tem como objetivo chamar atenção para a situação vivida por um segmento da sociedade indiana, os hijras. De acordo com o que se captura dessas vozes no filme e do que se lê no texto, esse segmento reivindica
os mesmos direitos dos dalits, ou intocáveis.
o direito constitucional de sair da marginalidade.
um processo mais humano de mudança de sexo.
a regulamentação de suas atuais funções sociais.
o reconhecimento de suas habilidades místicas.
Holy War
Oh, so we can hate each other and fear each other
We can build these walls between each other
Baby, blow by blow and brick by brick
Keep yourself locked in, yourself locked in
[…]
Oh, maybe we should love somebody
Oh, maybe we could care a little more
So maybe we should love somebody
Instead of polishing the bombs of holy war
KEYS, A. Here. Estados Unidos: RCA Records, 2016.
Nessa letra de canção, que aborda um contexto de ódio e intolerância, o marcador “instead of ” introduz a ideia de
mudança de comportamento.
panorama de conflitos.
rotina de isolamento.
perspectiva bélica.
cenário religioso.
O slam, ou batalha de poesia, é uma competição em que poetas declamam textos autorais e são avaliados pelo público. Surgido nas periferias dos grandes centros urbanos, o slam se tornou um importante espaço para:
A expressão de identidades e o debate de questões sociais urgentes.
A performance de textos de outros autores, sem a necessidade de criação própria.
A valorização da poesia clássica, com rimas e métricas fixas.
O debate acadêmico sobre teorias literárias complexas.
Ed Mort só vai
Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de carimbos. Dá só para o essencial, um telefone mudo e um cinzeiro. Mas insisto numa mesa e numa cadeira. Apesar do protesto das baratas. Elas não vencerão. Comprei um jogo de máscaras. No meu trabalho o disfarce é essencial. Para escapar dos credores. Outro dia entrei na sala e vi a cara do King Kong andando pelo chão. As baratas estavam roubando as máscaras. Espisoteei meia dúzia. As outras atacaram a mesa. Consegui salvar a minha Bic e o jornal. O jornal era novo, tinha só uma semana. Mas elas levaram a agenda. Saí ganhando. A agenda estava em branco. Meu último caso fora com a funcionária do Erótica, a primeira ótica da cidade com balconista topless. Acabara mal. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.
VERISSIMO, L. F. Ed Mort todas as histórias.
Porto Alegre: L&PM, 1997 (adaptado).
[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2019- QUESTÃO 24]
Nessa crônica, o efeito de humor é basicamente
construído por uma
segmentação de enunciados baseada na descrição
dos hábitos do personagem.
ordenação dos constituintes oracionais na qual se
destaca o núcleo verbal.
estrutura composicional caracterizada pelo arranjo
singular dos períodos.
sequenciação narrativa na qual se articulam eventos
absurdos.
seleção lexical na qual predominam informações
redundantes.
Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011
Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world.
CEO. Tech-Guru. Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed.
With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.
Disponível em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012
Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente. Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe
expor as maiores conquistas da sua empresa.
descrever suas criações na área da tecnologia.
enaltecer sua contribuição para o mundo digital.
lamentar sua ausência na criação de novas tecnologias.
discutir o impacto de seu trabalho para a geração digital.
Galinha cega
O dono correu atrás de sua branquinha, agarrou-a, lhe examinou os olhos. Estavam direitinhos, graças a Deus, e muito pretos. Soltou-a no terreiro e lhe atirou mais milho. A galinha continuou a bicar o chão desorientada. Atirou ainda mais, com paciência, até que ela se fartasse. Mas não conseguiu com o gasto de milho, de que as outras se aproveitaram, atinar com a origem daquela desorientação. Que é que seria aquilo, meu Deus do céu? Se fosse efeito de uma pedrada na cabeça e se soubesse quem havia mandado a pedra, algum moleque da vizinhança, aí… Nem por sombra imaginou que era a cegueira irremediável que principiava.
Também a galinha, coitada, não compreendia nada, absolutamente nada daquilo. Por que não vinham mais os dias luminosos em que procurava a sombra das pitangueiras? Sentia ainda o calor do sol, mas tudo quase sempre tão escuro. Quase que já não sabia onde é que estava a luz, onde é que estava a sombra.
GUIMARAENS, J. A. Contos e novelas. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (fragmento).
Ao apresentar uma cena em que um menino atira milho às galinhas e observa com atenção uma delas, o narrador explora um recurso que conduz a uma expressividade fundamentada na
captura de elementos da vida rural, de feições peculiares.
caracterização de um quintal de sítio, espaço de descobertas.
confusão intencional da marcação do tempo, centrado na infância.
apropriação de diferentes pontos de vista, incorporados afetivamente.
fragmentação do conflito gerador, distendido como apoio à emotividade.
Un personaje de una novela dice: 'Aunque mi padre era muy estricto, a la larga, sus consejos me sirvieron mucho.' La expresión 'a la larga' significa:
Con el paso del tiempo.
De ninguna manera.
Inmediatamente.
A lo ancho.
1
luaana8564
02/02/2026
16:15
Tempo
17
Pontuação