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Um artista visual projeta sobre a fachada de um prédio histórico um vídeo que mostra cenas do cotidiano da cidade. A fachada do prédio, com suas janelas e relevos, interfere na imagem projetada, que por sua vez ressignifica o edifício. Essa técnica é conhecida como:
Video mapping ou projeção mapeada.
Pintura a óleo, pois utiliza pigmentos sobre uma superfície.
Fotografia analógica, pela captura de uma imagem única.
Escultura em bronze, pela durabilidade do material.
Um filme utiliza o recurso da 'trilha sonora não-diegética', que é quando a música que o espectador ouve não faz parte do universo da história (ou seja, os personagens não a escutam). A função principal desse tipo de trilha sonora é:
Substituir completamente a necessidade de diálogos no filme.
Aumentar o realismo da cena, mostrando apenas os sons do ambiente.
Induzir emoções no público e sublinhar o clima da cena.
Permitir que os personagens comentem sobre a qualidade da música.
A técnica da aquarela na pintura se caracteriza pelo uso de pigmentos diluídos em água, resultando em cores transparentes e luminosas. Devido à rapidez da secagem e à dificuldade de correção, a aquarela exige do artista:
O uso de telas de grandes dimensões e de pincéis muito largos.
A aplicação de camadas grossas e opacas de tinta, como na pintura a óleo.
A possibilidade de raspar e repintar a mesma área várias vezes.
Um planejamento prévio e uma execução rápida e segura dos gestos.
Em uma performance de dança contemporânea, o bailarino não executa passos coreografados de um repertório conhecido, como o balé clássico. Em vez disso, ele explora movimentos cotidianos, como caminhar, sentar e rolar no chão, de forma lenta e repetitiva. O foco dessa abordagem está:
No processo do movimento e na pesquisa de novas possibilidades do corpo.
Na demonstração de virtuosismo técnico e na beleza das formas.
Na manutenção das tradições e regras da dança clássica.
Na narrativa de uma história com começo, meio e fim claros.
O violão de 7 cordas é um instrumento fundamental no acompanhamento do choro e do samba no Brasil. O sétimo cordão, mais grave que os outros, é utilizado pelo músico para executar uma linha melódica no registro baixo, chamada de:
Baixaria, que cria um contraponto com a melodia principal.
Batida, que corresponde à parte rítmica e percussiva.
Harmonia, que são os acordes que acompanham o canto.
Solo, que é a melodia principal da música.
O funk ostentação, surgido em São Paulo, tem como característica central em suas letras e videoclipes a exaltação de bens de consumo de luxo, como carros, joias e roupas de marca. Esse fenômeno pode ser interpretado como uma:
Crítica ao sistema capitalista e à sociedade de consumo.
Busca por um estilo de vida simples e desapegado dos bens materiais.
Manifestação puramente religiosa, sem conexão com o contexto social.
Afirmação de sucesso e conquista de poder simbólico por jovens da periferia.
O Teatro de Revista, muito popular no Brasil na primeira metade do século XX, era um espetáculo que não contava uma única história, mas sim uma sucessão de quadros (cenas) independentes, com números musicais, esquetes cômicas e dançarinas. Essa estrutura fragmentada tinha como objetivo principal:
Seguir as regras do teatro clássico grego, como a unidade de ação.
Criticar duramente a falta de unidade das políticas governamentais.
Oferecer variedade e entretenimento ágil para um público diversificado.
Aprofundar a psicologia de um único personagem ao longo de três atos.
Uma canção do gênero funk carioca utiliza uma batida eletrônica repetitiva e marcante, conhecida como 'tamborzão'. A letra, cantada em um estilo quase falado e rítmico, aborda temas do cotidiano de uma comunidade. Esses elementos caracterizam o funk como uma expressão cultural que:
Busca reviver as tradições da música clássica europeia.
Utiliza elementos musicais e líricos para construir uma identidade local.
Prioriza a complexidade harmônica em detrimento do ritmo.
Se afasta completamente da realidade social dos seus produtores.
A 'performance art' é uma modalidade artística em que a obra é a própria ação do artista, executada em um determinado tempo e lugar, muitas vezes com a participação ou presença do público. Diferente do teatro, na performance o artista geralmente:
Apresenta-se em palcos convencionais com cenário e figurino.
Utiliza seu próprio corpo como suporte e matéria da obra.
Interpreta um personagem fictício com uma história predefinida.
Busca criar um objeto de arte (pintura, escultura) para ser vendido.
A pintura corporal utilizada por muitos povos indígenas no Brasil, como os Kayapó, não tem uma função meramente decorativa. Os padrões geométricos e as cores utilizadas podem indicar, por exemplo, a posição social, o estado civil ou a participação em um determinado ritual. Portanto, a pintura corporal funciona como um(a):
Forma de disfarce para se esconder de inimigos na floresta.
Técnica de proteção contra o sol e picadas de insetos.
Moda passageira, que muda completamente a cada estação.
Código de comunicação visual que expressa identidade e status.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi, é famoso por seu 'vão livre' de 74 metros, que suspende o prédio principal e cria uma praça pública coberta sob o museu. A criação desse espaço de uso público e irrestrito reflete a intenção da arquiteta de:
Apenas resolver um problema técnico de fundação do terreno.
Isolar o museu da cidade, tornando-o um espaço exclusivo para a elite.
Criar um estacionamento coberto para os visitantes do museu.
Integrar a instituição cultural à vida urbana e ao convívio popular.
O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realiza o tombamento de um centro histórico de uma cidade brasileira, como Ouro Preto (MG). O tombamento visa proteger o conjunto arquitetônico, mas também impõe regras aos moradores, como a proibição de alterar fachadas. Essa medida busca equilibrar:
A liberdade de expressão artística e a censura governamental.
O interesse turístico e as necessidades de moradia da população local.
A preservação da memória coletiva e o direito individual à propriedade.
O desenvolvimento industrial e a preservação ambiental da região.
Uma das características da Commedia dell'Arte italiana, que influenciou muito o teatro ocidental, era o uso de máscaras que definiam personagens-tipo, como o Arlequim (esperto e acrobático) e o Pantaleão (velho e avarento). A máscara, nesse contexto, servia para:
Permitir que o mesmo ator interpretasse diversos papéis na mesma peça.
Definir imediatamente a personalidade e a função do personagem na trama.
Esconder a identidade do ator, que tinha vergonha de se apresentar.
Proteger o rosto dos atores durante as cenas de luta e acrobacia.
O Concretismo, movimento de vanguarda que influenciou a poesia e as artes visuais no Brasil nos anos 1950, defendia a abolição do verso tradicional e do sentimentalismo. Um poema concreto valoriza principalmente:
O uso de rimas ricas e de uma métrica poética regular.
A organização visual e sonora das palavras no espaço da página.
A narrativa de fatos históricos e a exaltação da pátria.
A expressão dos sentimentos e emoções do eu-lírico.
A Bossa Nova, movimento musical brasileiro surgido no final da década de 1950, apresentava características marcantes como harmonias sofisticadas (influenciadas pelo jazz) e um canto suave, quase sussurrado, conhecido como 'cantinho'. Essa estética se contrapunha diretamente ao estilo musical que dominava as rádios na época, que era:
O rock'n'roll, com suas guitarras elétricas e ritmo dançante.
O samba-exaltação, com suas melodias grandiosas e vozes potentes.
O canto gregoriano, com sua temática religiosa e ausência de instrumentos.
A música caipira, com o uso de violas e temas rurais.
A técnica do 'plongée' (mergulho, em francês) no cinema e na fotografia consiste em posicionar a câmera acima do objeto ou personagem, filmando-o de cima para baixo. Esse ângulo de câmera tende a criar no espectador uma sensação de:
Equilíbrio e igualdade com o personagem.
Grandiosidade e heroísmo do personagem.
Identificação imediata com o ponto de vista do personagem.
Superioridade e poder em relação ao personagem.
O Museu do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira no Rio de Janeiro, possui um acervo de milhares de obras produzidas por pacientes de um hospital psiquiátrico. A existência desse museu é importante por reconhecer:
O potencial criativo e a expressão subjetiva de pessoas em sofrimento psíquico.
A superioridade da arte abstrata sobre a arte figurativa.
Que apenas artistas com formação acadêmica podem produzir arte de qualidade.
A arte como uma atividade puramente decorativa e sem função terapêutica.
A técnica da 'antropomorfização', muito comum em fábulas, desenhos animados e charges, consiste em atribuir características e comportamentos humanos a animais ou objetos inanimados. Esse recurso é eficaz como forma de:
Representar a realidade de forma objetiva, sem qualquer tipo de fantasia.
Desenvolver personagens complexos e psicologicamente profundos.
Criar uma narrativa alegórica para criticar a sociedade ou discutir a moral.
Realizar um estudo científico preciso sobre o comportamento animal.
As 'fanfics' (do inglês, fan fiction) são histórias criadas por fãs que utilizam personagens e universos de obras já existentes (filmes, livros, séries). Essa prática, muito difundida na internet, demonstra um tipo de consumo cultural que é:
Comercial, pois os autores de fanfics sempre lucram com suas histórias.
Passivo e acrítico, aceitando a obra original sem questionamentos.
Ativo e produtivo, em que o fã se torna também um criador de conteúdo.
Restrito, pois apenas os autores originais podem ler e comentar as fanfics.
A 'selfie', prática fotográfica massificada pelos smartphones, transformou o autorretrato. Uma característica central da selfie, que a diferencia do autorretrato tradicional na pintura, é a sua natureza:
Instantânea e performática, focada no compartilhamento em redes sociais.
Permanente e material, geralmente impressa e emoldurada.
Exclusiva de artistas profissionais, que são os únicos a praticá-la.
Reflexiva e demorada, exigindo meses de trabalho para sua conclusão.
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