O diretor de teatro alemão Bertolt Brecht propôs o conceito de 'distanciamento' ou 'estranhamento' (Verfremdungseffekt). Em vez de fazer o público se identificar emocionalmente com os personagens, Brecht queria que o espectador se mantivesse crítico e analítico. Um recurso para criar esse distanciamento seria:
Cenários que imitam perfeitamente a realidade, sem falhas.
Iluminação suave e intimista, que favorece a imersão.
Músicas que interrompem a cena para comentar a ação.
Atores interpretando de forma extremamente realista e emotiva.
0
O teatro épico de Brecht busca quebrar a ilusão cênica. Recursos como placas com texto, atores que saem do personagem para falar com a plateia ou canções que comentam criticamente a ação servem para lembrar o espectador de que ele está no teatro, assistindo a uma representação. O objetivo é impedir a catarse emocional e estimular a reflexão racional sobre as contradições sociais mostradas na peça.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.