Arte e Cultura

Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura

O cinema marginal brasileiro, surgido no final dos anos 1960, ficou conhecido pela estética do 'lixo', utilizando recursos como a câmera suja, som precário e narrativas fragmentadas. Essa escolha estética representava:

A)  

Uma tentativa de imitar o estilo dos grandes estúdios de Hollywood.

B)  

Apenas a falta de recursos financeiros para produzir filmes de melhor qualidade.

C)  

Uma postura ideológica de crítica à sociedade de consumo e à 'cosmética' do cinema comercial.

D)  

Um movimento que buscava criar filmes de fácil digestão para o grande público.

Soluções

j

juanbacan

hace 9 días

Solução

0

A 'estética do lixo' ou da precariedade no cinema marginal não era apenas uma consequência da falta de dinheiro, mas uma opção estética e política. Ao assumir a imagem 'suja', a montagem abrupta e temas considerados marginais, cineastas como Rogério Sganzerla e Júlio Bressane se contrapunham à linguagem limpa e bem-comportada do cinema tradicional (inclusive do Cinema Novo), fazendo uma alegoria de um Brasil em crise e criticando a ideia de um progresso baseado no consumo e na aparência.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Demonstre seu conhecimento

Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.