Uma banda de rock independente lança seu álbum exclusivamente em plataformas de streaming e divulga seu trabalho através de redes sociais, interagindo diretamente com os fãs. Essa estratégia, viabilizada pela internet, contrasta com o modelo tradicional da indústria fonográfica, que dependia de:
Leis de incentivo à cultura para a realização de turnês.
Financiamento coletivo (crowdfunding) para a produção dos álbuns.
Grandes gravadoras, rádios e lojas de discos físicos.
Apresentações ao vivo em pequenos bares e casas de show.
0
O modelo tradicional de sucesso na música passava por um caminho controlado por grandes 'gatekeepers': ser contratado por uma gravadora, ter a música tocada nas rádios para se tornar conhecida e vender álbuns em formato físico (LP, CD) em lojas. A internet e as mídias digitais romperam essa lógica, permitindo que os artistas produzam e distribuam seu trabalho de forma mais autônoma e direta ao público.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.