O design gráfico de Hélio Oiticica para seus 'Parangolés' incluía a palavra 'incorporo' em estandartes e capas para serem vestidas. Ao vestir o Parangolé e se mover, o espectador deixava de ser passivo e se tornava participante da obra. A intenção do artista era:
Unir a arte e a vida, transformando o espectador em parte da obra.
Criar uma obra de arte para ser contemplada à distância, sem ser tocada.
Produzir figurinos para uma tradicional escola de samba carioca.
Criticar a participação do público, que atrapalha a visão da obra.
0
Hélio Oiticica foi um artista fundamental na ruptura com a arte contemplativa. O Parangolé não é um objeto para ser visto em uma parede; ele só existe plenamente quando é vestido e ativado pelo corpo de uma pessoa, o 'participador'. A obra propõe o fim da separação entre o sujeito (espectador) e o objeto (obra), buscando uma experiência artística que é também uma experiência vital, sensorial e corporal.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.