A obra 'Invenção da Cor, Pene-trável Magic Square # 5, De Luxe', de Hélio Oiticica, convida o espectador a entrar em um labirinto de painéis coloridos. A experiência da cor deixa de ser apenas visual e se torna também espacial e corporal. Essa proposta é característica do movimento:
Cubista, que representava os objetos a partir de múltiplos pontos de vista em uma superfície plana.
Neoconcretista, que buscava a superação do quadro e a integração da arte com a experiência vital.
Impressionista, focado no registro da luz e da atmosfera em pinturas ao ar livre.
Surrealista, que explorava o universo do sonho e do inconsciente por meio de imagens figurativas.
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O Neoconcretismo brasileiro, do qual Oiticica foi um dos expoentes, defendia que a arte não deveria ser um objeto puramente racional ou visual, mas algo a ser experimentado com o corpo todo. Os 'Penetráveis' são o exemplo máximo dessa ideia: a obra não é para ser olhada, mas para ser 'vivida'. O espectador caminha por entre as cores, e a sua experiência sensorial, corporal e temporal se torna a própria obra de arte.
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