Língua Portuguesa

Pergunta de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Língua Portuguesa

Considere o slogan de uma campanha de trânsito: 'Celular e direção não combinam. Uma mensagem pode esperar'. A estratégia argumentativa para persuadir o motorista a não usar o celular se baseia em:

A)  

Citar as leis de trânsito e o valor das multas para quem usa o celular ao dirigir.

B)  

Apelar para o medo, mostrando imagens de acidentes graves.

C)  

Usar a opinião de uma celebridade para endossar a campanha.

D)  

Hierarquizar valores, colocando a segurança e a vida acima da urgência de uma mensagem.

Soluções

j

juanbacan

hace 9 días

Solução

0

A campanha não se baseia no medo explícito (A) ou na autoridade da lei (D). Ela opera no campo dos valores. A segunda frase, 'Uma mensagem pode esperar', contrapõe a importância relativa de uma mensagem (baixa) com o risco implícito de um acidente (altíssimo). A persuasão vem da sugestão de que qualquer mensagem é menos importante do que a vida, incentivando o motorista a fazer uma escolha baseada nessa hierarquia de valores.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Demonstre seu conhecimento

Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.