A Estética é o ramo da filosofia que investiga a natureza da arte e do belo. Para Platão, a arte, em geral, é uma 'mímesis', ou seja, uma imitação. Considerando sua Teoria das Formas, a arte estaria em uma posição epistemologicamente frágil porque:
ela utiliza materiais caros e requer muito tempo para ser produzida, o que desvia recursos de atividades mais importantes como a política e a guerra.
ela é acessível a todas as classes sociais, o que ameaça a estrutura hierárquica da República ideal governada pelos filósofos.
ela é uma imitação de uma imitação; por exemplo, uma pintura de uma cama é a cópia de uma cama sensível, que já é uma cópia da Forma ideal de Cama.
ela expressa as emoções do artista de forma muito intensa, o que pode perturbar a ordem racional da alma e da cidade.
0
No livro X de 'A República', Platão argumenta que a arte mimética está 'três graus afastada da verdade'. A verdadeira realidade é a Forma ou Ideia (por exemplo, a Ideia de Cama, criada por Deus/Demiurgo). O artesão fabrica uma cama particular (a cama sensível), que é uma cópia da Ideia. O pintor, por sua vez, pinta um quadro dessa cama particular, criando uma cópia da cópia. Portanto, a arte nos afasta do conhecimento verdadeiro (episteme) e nos prende ainda mais ao mundo das aparências (doxa).
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.