A filosofia de Anaxágoras, um pré-socrático pluralista, introduziu um conceito novo e poderoso para explicar a ordem do universo. Ele postulava que, no início, todas as coisas existiam juntas em uma mistura caótica. O princípio que atuou sobre essa mistura para separar as coisas e criar o cosmos ordenado que conhecemos foi:
O Vazio, que permite o movimento dos átomos e suas combinações, como em Demócrito.
O Logos, uma razão imanente ao próprio cosmos que governa o fluxo constante de mudança, como em Heráclito.
O Nous (Mente ou Intelecto), um princípio ordenador, infinito e autônomo, distinto da mistura que ele ordena.
As forças do Amor e do Ódio, que unem e separam os quatro elementos fundamentais, como em Empédocles.
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A grande inovação de Anaxágoras foi a introdução do Nous como uma causa motriz e ordenadora. Diferente dos princípios materiais de outros pré-socráticos, o Nous é descrito como a 'mais sutil e pura de todas as coisas'. Ele não se mistura com o resto, o que lhe permite governar e conhecer tudo. O Nous iniciou um movimento de vórtice na mistura primordial, que levou à separação das substâncias e à formação dos corpos celestes e de tudo o mais. Platão e Aristóteles elogiaram Anaxágoras por essa ideia, embora o tenham criticado por não usar o Nous de forma mais consistente em suas explicações.
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