A dialética é um método filosófico baseado no diálogo e no conflito de ideias opostas. Na filosofia de Hegel, a dialética descreve o movimento do pensamento e da própria realidade, que progride através de um processo de três momentos. Estes momentos são:
Tese (uma afirmação), Antítese (a negação da afirmação) e Síntese (a superação e conservação das duas anteriores em um nível superior).
Impressões (dados sensoriais imediatos) e Ideias (cópias enfraquecidas das impressões), os elementos básicos do conhecimento para Hume.
Doxa (opinião), Episteme (ciência) e Sofia (sabedoria), os graus de conhecimento em Platão.
Estado Teológico, Estado Metafísico e Estado Positivo, os três estágios da evolução do pensamento humano segundo Comte.
0
Embora Hegel não tenha usado exatamente os termos 'tese, antítese, síntese' (eles foram popularizados por Fichte), eles descrevem com precisão o movimento de seu pensamento dialético. A realidade, para Hegel, não é estática. Uma posição (tese) gera sua contradição (antítese). O conflito entre elas não resulta na destruição de ambas, mas em uma nova posição (síntese) que resolve a contradição, incorporando os elementos de verdade das anteriores. Essa síntese, por sua vez, torna-se uma nova tese, e o processo continua, impulsionando o desenvolvimento do Espírito (Geist) na história.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.