A 'vontade de poder' (Wille zur Macht) é um conceito central, porém complexo, na filosofia de Friedrich Nietzsche. Ele não se refere simplesmente ao desejo de dominar os outros, mas a um impulso fundamental que permeia toda a realidade. A vontade de poder é entendida como:
O impulso de autoconservação, o desejo de todos os seres vivos de simplesmente continuar existindo.
O desejo de alcançar a tranquilidade da alma (ataraxia) através da eliminação de desejos e medos desnecessários.
A força fundamental de todo ser para expandir sua potência, crescer, superar a si mesmo e impor suas próprias formas e interpretações ao mundo.
A luta de classes, o conflito entre a burguesia e o proletariado que move a história, segundo Marx.
0
Para Nietzsche, a vida não busca meramente a autopreservação (como em Schopenhauer), mas a auto-superação. A vontade de poder é essa dinâmica incessante de crescimento e expansão. Um organismo saudável não quer apenas sobreviver, quer dominar, crescer, descarregar sua força. Isso se aplica não apenas à biologia, mas a todos os domínios: o conhecimento é uma forma de vontade de poder (impor uma interpretação ao caos), a moral é uma forma de vontade de poder (impor valores), a arte é uma forma de vontade de poder. O Übermensch seria a mais alta expressão dessa vontade de poder, criando novos valores.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.