Na Grécia Antiga, o surgimento da 'pólis' (cidade-Estado) foi um evento crucial para o desenvolvimento da filosofia e da política. A pólis se caracterizava pela existência de um espaço público, a 'ágora', onde os cidadãos se reuniam para debater e decidir sobre os assuntos da comunidade. Essa prática exigia um novo tipo de discurso, que não se baseava na autoridade divina ou na tradição, mas na capacidade de argumentação racional e persuasão. Este novo uso da palavra é o fundamento do:
Discurso Poético, que utiliza a linguagem de forma artística para expressar emoções e contar histórias épicas.
Discurso Mítico, que narra as origens do mundo e dos deuses através de histórias sagradas.
Discurso Filosófico e Político, que busca a verdade e a melhor decisão através do debate, da lógica e da apresentação de razões.
Discurso Profético, no qual um indivíduo inspirado por uma divindade revela o futuro ou a vontade dos deuses.
0
A passagem do mito ao logos está intrinsecamente ligada ao surgimento da pólis. A necessidade de debater leis, decidir sobre guerra e paz e administrar a cidade em um espaço público forçou os gregos a desenvolverem a arte da argumentação. A palavra deixou de ser um instrumento mágico ou sagrado para se tornar uma ferramenta de deliberação racional. É nesse contexto de publicidade, debate e busca por boas razões que tanto a política democrática quanto a filosofia puderam florescer.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.