A teoria do conhecimento de Immanuel Kant, conhecida como idealismo transcendental, busca superar a oposição entre racionalismo e empirismo. Ele afirma que 'pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas'. Isso significa que o conhecimento é o resultado de uma síntese entre:
A dialética e a história, onde o conhecimento progride através da superação de contradições ao longo do tempo.
A fé e a razão, onde a fé ilumina os limites da capacidade de compreensão humana.
A matéria e a forma, conceitos aristotélicos que explicam a constituição dos seres no mundo.
As estruturas a priori da sensibilidade (espaço e tempo) e do entendimento (as categorias), e a matéria a posteriori que vem da experiência.
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A 'Revolução Copernicana' de Kant na filosofia consiste em afirmar que não é o nosso conhecimento que se regula pelos objetos, mas os objetos que se regulam pelas estruturas do nosso conhecimento. O conhecimento, para Kant, é uma construção que envolve dois elementos: o material que recebemos passivamente através dos sentidos (as 'intuições') e a forma que nossa mente ativamente impõe a esse material através das estruturas inatas da sensibilidade (espaço e tempo) e do entendimento (conceitos puros ou categorias, como causalidade, substância, etc.).
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