Filosofia

Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia

A filosofia de Martin Heidegger, em 'Ser e Tempo', busca resgatar a 'questão do Ser', que segundo ele foi esquecida pela tradição filosófica desde os gregos. Para abordar essa questão, ele realiza uma 'analítica existencial' do ente que tem uma compreensão pré-ontológica do Ser, ou seja, de nós mesmos. Heidegger chama esse ente de:

A)  

Alma, a substância imaterial e imortal que, segundo Platão, habita o corpo.

B)  

Dasein (Ser-aí ou Ser-no-mundo), o modo de ser específico do ser humano, cuja essência reside em sua existência e em sua relação com o mundo.

C)  

Übermensch (Além-do-Homem), o ideal nietzschiano do ser que supera a moralidade tradicional e cria seus próprios valores.

D)  

Sujeito, o termo da filosofia moderna que pressupõe uma consciência separada do mundo.

Soluções

j

juanbacan

hace 9 días

Solução

0

Heidegger evita termos como 'homem', 'sujeito' ou 'consciência' por estarem carregados de pressupostos da tradição filosófica que ele quer superar. Ele escolhe o termo 'Dasein' para enfatizar que não somos sujeitos que 'têm' um mundo à sua frente, mas que nossa forma de ser é, fundamentalmente, 'ser-no-mundo'. O Dasein não é uma 'coisa' com propriedades fixas, mas um ente definido por suas possibilidades, por seu 'poder-ser'. A análise de suas estruturas existenciais (como a cura, a angústia, a temporalidade e o ser-para-a-morte) é o caminho que Heidegger propõe para se aproximar da questão do sentido do Ser em geral.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Demonstre seu conhecimento

Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.