Durante o Segundo Reinado, a política de 'conciliação' foi uma tentativa de amenizar as disputas entre os partidos Liberal e Conservador. Na prática, essa política significava que:
o Imperador abdicou de suas funções políticas, entregando o governo a um conselho formado por representantes de ambos os partidos.
as eleições se tornaram mais democráticas, permitindo que novas forças políticas, como republicanos e socialistas, participassem do governo.
os dois partidos foram fundidos em um único partido governista, o Partido Imperial, eliminando toda a oposição.
havia uma alternância de poder arranjada entre os dois partidos, que, apesar das diferenças teóricas, na prática representavam a mesma elite agrária.
0
A 'conciliação' promoveu a formação de gabinetes ministeriais que incluíam membros de ambos os partidos. Na prática, revelou que as diferenças ideológicas entre liberais e conservadores eram pequenas. Ambos eram partidos de elite, compostos por grandes proprietários de terra e escravos. Como dizia uma frase da época, 'nada mais parecido com um conservador no poder do que um liberal no poder'. A conciliação era um arranjo para manter a estabilidade e o controle dessa elite sobre o poder.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.