História

Pergunta de: Ciências Humanas e suas Tecnologias -> História

Considere o seguinte trecho de um diário fictício: 'Hoje, meu pai, senhor de engenho, lamentava-se. A nova lei, a de 1871, diz que os filhos de nossas escravas nascerão livres. Ele teme pelo futuro, diz que é o começo do fim. Mas para a criança que nascer amanhã na senzala, o que essa liberdade realmente significa de imediato?'. O trecho se refere à Lei do Ventre Livre e expõe uma de suas principais contradições, que era:

A)  

a obrigação de que a criança permanecesse sob a tutela do senhor de sua mãe até os 21 anos, na prática, mantendo o trabalho compulsório.

B)  

o pagamento de uma alta indenização do Estado aos senhores de engenho por cada criança nascida livre, o que endividou o Império.

C)  

a proibição de que as crianças libertas continuassem vivendo com suas mães nas senzalas, forçando a separação familiar.

D)  

a libertação imediata e incondicional de todas as crianças, o que gerou uma crise social por não haver amparo para elas.

Soluções

j

juanbacan

hace 9 días

Solução

0

A Lei do Ventre Livre (1871) declarava livres os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir daquela data. No entanto, a lei determinava que essas crianças, chamadas de 'ingênuos', deveriam ficar sob a guarda do senhor de sua mãe até os 8 anos, quando o proprietário poderia entregá-las ao Estado mediante indenização ou utilizar seus serviços até os 21 anos. A segunda opção foi quase universalmente adotada, o que na prática mantinha a exploração do trabalho dessas crianças e jovens, adiando a liberdade plena.

Adicionar uma solução

Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!

Demonstre seu conhecimento

Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.