Considere a descrição de uma charge fictícia de 1880: 'De um lado, um militar de farda imponente aponta para um livro de 'Ciências Positivas'. Do outro, um político de casaca, representando o Império, oferece um título de barão. O militar vira as costas para o político e saúda o livro'. Essa imagem satiriza um dos elementos da crise do Império, que foi:
a corrupção no Exército, onde os postos de comando eram trocados por títulos de nobreza e favores políticos.
o desprezo dos militares pela educação formal, preferindo a prática da guerra ao estudo teórico nas academias.
a aliança entre o Exército e a nobreza para fortalecer o poder do Imperador contra os republicanos.
a influência do Positivismo entre os jovens oficiais do Exército, que passaram a ver a monarquia como um regime retrógrado e a ciência como guia para a nação.
0
A charge descrita ilustra a 'Questão Militar'. A Escola Militar da Praia Vermelha tornou-se um grande centro de difusão das ideias do filósofo francês Augusto Comte, o Positivismo. Essa filosofia pregava um governo republicano autoritário, guiado pela ciência e pela técnica, para alcançar a 'ordem e o progresso'. Os jovens oficiais, imbuídos dessas ideias, passaram a ver a monarquia, com sua nobreza e política de 'casacas', como um sistema ultrapassado, gerando um atrito ideológico que foi crucial para a queda do regime.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.