Os partidos Liberal e Conservador, que dominaram a política do Segundo Reinado, utilizavam-se de práticas fraudulentas para vencer as eleições. Uma das mais famosas ficou conhecida como 'eleições do cacete', que consistia em:
distribuir pedaços de pau (cacetes) como brinde aos eleitores que comparecessem à votação, como forma de propaganda.
utilizar a violência física e a intimidação, através de capangas, para forçar os eleitores a votarem no candidato do partido que estava no poder.
realizar as eleições em locais de difícil acesso, no meio do mato, onde os eleitores precisavam usar cacetes para se defender de animais.
um sistema de sorteio em que o vencedor era aquele cujo nome fosse retirado de uma urna junto com um pequeno bastão de madeira.
0
A violência era uma ferramenta comum na política eleitoral do Império. Quando um partido assumia o poder, ele 'fazia a eleição'. Isso significava usar a máquina do Estado (juízes, polícia, Guarda Nacional) e a força bruta para garantir a vitória de seus candidatos. As 'eleições do cacete', termo que se popularizou na época, referem-se ao uso de capangas armados para ameaçar e agredir os eleitores da oposição, impedindo-os de votar ou forçando-os a votar no candidato governista, garantindo assim o controle do parlamento.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.