No contexto do processo de Independência do Brasil, as Cortes de Lisboa, estabelecidas após a Revolução Liberal do Porto de 1820, tinham como principal objetivo para o Brasil:
manter D. João VI no Brasil e transferir a capital administrativa do império português definitivamente para o Rio de Janeiro.
aprofundar as liberdades econômicas iniciadas com a Abertura dos Portos, incentivando o livre comércio do Brasil com todas as nações.
conceder autonomia total ao Brasil, estabelecendo uma monarquia dual com dois reis, um em Lisboa e outro no Rio de Janeiro.
reverter as medidas tomadas por D. João VI e restabelecer os laços de monopólio colonial, subordinando novamente o Brasil a Portugal.
0
A Revolução do Porto foi liberal para Portugal, mas conservadora para o Brasil. As Cortes (o parlamento português) exigiram o retorno de D. João VI a Lisboa e buscaram anular a autonomia que o Brasil havia conquistado desde 1808. A intenção era 'recolonizar' o Brasil, restabelecendo o monopólio comercial e extinguindo as instituições criadas no Rio de Janeiro. Essa postura intransigente das Cortes foi o que empurrou as elites brasileiras para a ruptura definitiva e a independência.
Não perca a oportunidade de ajudar os outros. Cadastre-se ou faça login para adicionar uma solução!
Ajude a comunidade respondendo algumas perguntas.